Nutricionistas, arregacem as mangas que têm muito trabalho pela frente a começar pelos restaurantes que precisam respeitar os vegetarianos, veganos ou pessoas que adquirem melhor consciência alimentar. Necessário é, a interferência de nutricionistas qualificados para melhor orientar.
Nutricionistas, é preciso sair da formação acadêmica ortodoxa e entender o que a prática comprova. O mundo mudou!
Falhas nos restaurantes brasileiros precisam ser corrigidas por nutricionistas especiais, isto é, aqueles que já têm abertura para compreender que o ser humano pode ficar bem nutrido sem se alimentar de carnes de qualquer espécie, ovos ou laticínios.
Dizer que não é possível viver sem a proteína animal é coisa do passado.
Meios científicos não divulgam, mas experiências particulares demonstram inúmeras crianças vegetarianas, hoje adultos que além de ter corpo nutrido, são mais tranqüilas, amorosas, têm boa saúde e são mais inteligentes.
O exame de sangue, que em alguns aspectos podem está abaixo do normal pela Tabela Nutricional é baseada em pessoas onívoras, que comem excesso de proteína sobrecarregando o corpo e os rins que eliminam desordenadamente e em excesso, o que faz necessário ingerir quantidades maiores de outros nutrientes.
Lembrando a vocês nutricionistas que algo parecido aconteceu na década de 70, quando as crianças amamentadas tinham peso abaixo da tabela, devido a pesquisas feitas com crianças que se alimentavam de leite artificial. Isto causou um alarme nacional que o leite materno era fraco, necessitando reposição nutricional.
A notícia foi alastrada nos congressos de pediatria, patrocinados por uma determinada indústria de leite artificial e só se percebeu o estrago, quando as crianças se tornaram adultos e apresentavam diversos problemas de saúde, emocional e cognitivo.
Vamos atentar para as pesquisas na área de saúde que podem ter interesses econômicos ou por este mesmo motivo, algumas pesquisas não são divulgadas, ficando a alerta a todos, para a necessidade de questionamentos quanto aos resultados.
Informações sem embasamento, por vezes são infiltradas no meio acadêmico, interferindo nos currículos da área de saúde ou em congressos, quando autoridades dizem aos seus alunos o que as indústrias alimentícias e farmacêuticas querem e alunos inocentes, quando profissionais, repetem a informação que vai proliferando com a ajuda dos seus clientes.
Veja o que é mais emergente cobrar dos restaurantes:
– Devem descrever os ingredientes de cada prato;
– Os enlatados e outros alimentos industrializados, devem ser ressaltados para atentar quem busca melhor qualidade no alimento, inclusive o caldo knor e o sazon, dois venenos para quem quer ter saúde;
– O mesmo com alimentos falsos como é o caso de uma mistura química que estão chamando de purê de batatas.
– Não usar a embalagem de um bom azeite, para disfarçar um outro de qualidade inferior comprado a granel na qual conseguiram imitar a cor, mas não o gosto nem o cheiro.
– Manteiga e margarina não podem ser confundidos, pois esta última contém 13 substâncias químicas diferentes altamente cancerícenas e não é alimento “light” como é divulgado.
– Verduras que ficam muito tempo na água perdem os nutrientes.
– Não misturar saladas cruas com saladas cozidas, a digestibilidade de cada uma é distinta.
– Misturar saladas com salame, presunto, kani, bacon, enlatados e outros industrializados, reduz as opções para o vegetariano ou quem busca melhorar a qualidade alimentar. Nosso país é rico em temperos naturais, tão valorizados no exterior.
– O cliente tem o direito de escolher se quer suco natural, Ao servir, os restaurantes devem oferecer a opção do açúcar ou gelo.
A falta de informação do restaurante ou nutricionista que orienta pensando apenas em um cardápio balanceado fazem os vegetarianos passarem fome e se forem veganos ainda pior, pois é comum vermos saladas polvilhadas com queijo ou ovos na intenção de ficarem mais bonitos, entretanto, um prato colorido com verduras variadas pode ficar mais atraente, saboroso, nutritivo e natural.
Por fim, atenção aos transgênicos que devem ser ressaltados e televisão em restaurante não. Pois esta ativa o sistema nervoso simpático (SNS) que deve ficar em repousa na hora da refeição, sabemos as noticias da TV em vez de um bom nutriente, é um esgoto aonde despesa más noticias e calamidades. Diferente de uma música lenta, neutra, relaxante que vai estimular o sistema nervos parasimpático (SNP) necessário está em atuação enquanto nos nutrimos.
É o seu sangue está sendo fabricado, cuide dele.
Se você gostou do texto divulge, pois é de utilidade pública. Vamos todos incentivar alimentos qualificados nos restaurantes.
Suzete Barreto é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos e editora de Saúde Integral. Solicite palestras e cursos na sua cidade.
Contato: suzete@saudeintegral.com
Site: www.saudeintegral.com
Bom dia!
Adorei a materia, alias as materias, venho enfrentando um problema de Aumento da Ferritina, com isso mergulhamos em um mundo até então desconhecido, que me fez bater de frente com uma realidada a quantidade pessoas que tem escesso de Ferro no sangue, com a constante inda no plano de saude e no banco de sangue para a sangria, estou me deparando com um numero muito grande de pessas que tem este problema, e lendo a materia na questão do leite me fez pensar que ha uma enorme gama de produto que é adicionado ferro, será que isso não começa a sobrar em nosso organismo, já não esta na hora de veificar isso, cade as autoridades de saude será que estão atentas a isso?
Uma dica tiver que fazer um chekup, peça para o medico ver a ferritina e a Hemocisteina que podem estar alteradas e são raros os que pedem este exame, eu me considero um filizando que o medico um Neuro teve tempo para me escutar e investigou e achou o problema e o Hematologista esta trabalhando para baixar o ferro mas com reposição de vairas vitaminas para manter o equilibrio, isso também tem uma regra na alimentação que por mais saudavel que seja tem uma combinação que podem vital para reestabelecer o equilibrio e evitar a absorção do ferro pelo organismo em demasia.
Espero te ajudado,
Atte
Cleber
Ok, interessante Suzete,
Concordo que muitos colegas esquecem de nossos amigos vegetarianos, é necessário maior atenção neste aspecto, mas em defesa da categoria, para começar solicitem nutricionistas nos restaurantes, muitos não o tem e dizem que tem, segundo: muitos restaurante que “tem” nutricionistas não querem pagar o salário ou consultoria, então solicitam apenas pouquissimas horas para o nutri fazer milagre!
Falta respeito pela profissão, onde muitos pensam que sabem tudo sobre alimento, como já diz a frase: de médico e louco todo mundo tem um pouco, mas aqui cabe a palavra nutricionista também, porque todos “pensam” que sabem das coisas.
Por isso fica o meu alerta: solicitem o profissional nutricionista e então vocês terão certeza de que no mínimo estarão se alimentando com higiene.
Abraços.
BACANA, CONCORDO QE A DISCASO NOS RESTAURANTES , POREM NAO VIVEMOS INFELISMENTE RSS EM UMA SOCIEDADE COMPLETAMENTE NATURALISTA ESTAMOS VIVENDO EM UMA SOCIEDADE COMPLETAMENTE CAPITALISTA E DE GRANDE EVOLUÇAO INDUSTRIAL , ENTAO CONCERTEZA NOS RESTAURANTES NAS CASAS DA MAIORIA DA POPÚLAÇAO NA NOSSA VISAO NATURALIATA ESTA TUDO EM DESORDEM ,TUDO CONTEM PRODUTOS QUIMICOS ADITIVOS MODIFICADOS ETC , NEM MESMO UM MOLHO DE TOMATE ESTA LIVRE DISSO , AINDA SOMOS A MINORIA , ENTAO DIFICILMENTE VAO DAR IMPORTANCIA PARA COISAS QUE PARA NOS FAZ A DIFERENÇA.PELAS QESTOES FINANCEIRA TAMBEM A ESSE DESCASO , ELES NAO VAO USAR SAL MARINHO,FAZER OS MOLHOS COM TOMATES NATURAIS E ORGANICOS ,OFERECER SALADAS E PRODUTOS ORGANICOS ,PORQ CONCERTEZA NAO TERIAM LUCROS NENHUMM, HA CONCERTEZA RESTAURANTES NATURALISTAS POR AI E SAO BEM CARINHOS RSSSS
NEGOCIO E COMER EM CASA E EU TENHO UMA TEORIA QE NATURALISTAS COMO NOS TEMOS QE AMAR IR PARA COZINHA RSSSS NAO PODEMOS MUDAR MUITO NESSA SOCIEDADE , MAS PODEMOS FAZER A NOSSA OK . VAMOS FREQUENTAR LUGARES APROPRIADOS PARA NOSSO ESTILO DE VIDA E MINHA DICA PARA NAO PASSAR RAIVA POR AI E NAO COMER GATO POR LEBRE RRRSSSSSS
Não podemos obrigar os outros a seguirem nosso estilo de vida, porém acho importante que os restaurantes informem ao consumidor os ingredientes que vão nos pratos, pois tem pessoas que são alérgicas a determinados produtos é uma questão de respeito. Minha esposa não pode comer cebola que a pele dela fica toda empipocada, inumeras vezes fomos em restaurantes e quando perguntamos se os pratos tem cebola os atendentes fazem descaso e dão informações erradas. Quanto a carne, várias vezes eles falam que não tem, mas quando damos uma mordida lá vem um pedaço de bacon ou presunto. Informação e respeito não custa nada e não tira pedaço de ninguém é o mínimo que esperamos.
Amigos, queria ver a internet saturada de sites e blogs como este, para que,toda vez que as pessoas clicassem na net, deparassem com este modelo, dizendo verdades e atualidades. realmente a medicina no Brasil é bastante arcaica, mesmo com “formandos” hoje. Esse tal de “procedimento médico”, As vezes me irrita muito. A falta de interesse de “alguns” nutricionistas até pra fazer uma Pós, deixa o país ainda 10 anos atrasado, talvez 8 anos, que diferença faz! Parabéns pela iniciativa de seus textos e alertas. É assim que se faz um país melhor.