Evolua com bons cursos

Medicina Natural
Aprenda a curar-se você mesmo. Tenha liberdade!
Mais info sobre o curso
Curso Naturopatia - Medicina Natural




CARNE DE SOJA

Recomende este artigo aos seus amigos Recomende este artigo aos seus amigos Imprimir este artigo Imprimir este artigo

Artigos relacionados

252 Respostas para “CARNE DE SOJA”

Atenção: os comentários são de responsabilidade de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do site. Os comentários podem ser moderados e não são necessariamente lidos.


  1. 1 nazaré barbosa

    Consumo a muitos anos a soja testorizada, não sei porque ultimamente ando um pouco preocupada com a sua composição e recorri a net, quando de repente vejo seu comentário. Gostaria muito que me ajudasse a conhecer melhor e fazer minha própia carne, tenho 21 ano que não ingiro carne vermelha.Certa de ser atendida, firmo-me atenciosa. Naza.

  2. 2 nazaré barbosa

    Adorei sua alerta, ixite pessoas inescrupulosa e colocam no mercado produtos inadequados ao consumo apenas para ganhar o dinheiro. Muito obriagada por voce existir.

  3. 3 Sara Martins

    Minha Querida Suzete.
    Acho melhor vc fazer uma vizitinha a uma Refinaria de óleo de soja. Isso que vc usa como Soda Cáustica. Nada mais é que Solventes Organicos.A adição de solução aquosa de álcalis, tais como, hidróxido de sódio, ou às vezes carbonato de sódio, elimina do óleo de soja degomado os ácidos graxosmlivres e outros componentes definidos como “impurezas” (processo é acompanhado por branqueamento parcial do óleo. O processo de degomagem remove boa quantidade dos pigmentos presentes no óleo de soja e a neutralização com álcalis também apresenta um efeito branqueador,os consumidores exigem, óleos quase incolores, o que é atingido pela adsorção dos pigmentos com terras clarificantes. A última etapa da refinação do óleo de soja é a desodorização, que visa a remoção
    dos sabores e odores indesejáveis.As substâncias odoríferas e de sabor indesejável são, em geral, pouco voláteis,
    mas sua pressão de vapor é bem superior àquela do ácido oléico ou esteárico.
    Assim, sob as condições mantidas durante o processo, ou seja, pressão absoluta de 2 mm Hg a 8 mm Hg e temperatura de 20ºC a 25ºC com insuflação direta de vapor, alcança-se não somente a completa desodorização mas também uma quase completa remoção dos ácidos graxos livres residuais.
    O alto vácuo é essencial, porque sua aplicação reduz o consumo de vapor direto, o tempo do processo e o perigo de oxidação e hidrólise do óleo. Num desodorizador contínuo, devido ao alto vácuo (de 2 mm a 6 mm) e temperatura de 240ºC a 260ºC se obtem a desodorização do óleo.

    Bem enfim… acho melhor vc estudar mais química, antes de falar bobeiras. E sobre o seu “bagaço” que vira o PVT ficou muito, mas muito lá atrás do processo de neutralização de cheiro e clareamento do óleo. Abra os olhos Querida…. Falo isso pois sou Formada em Química e trabalho com a soja na Embrapa de Londrina.

  4. 4 Grimaldo Martins da Cunha

    LI E RELI OS PARECERES…AGORA ME PERGUNTO: QUEM ESTÁ COM A RAZÃO ?.TENHO ACREDITADO NA SOJA DESDE A DÉCADA DE 80,MEU AVÔ TEM 98 ANOS E MAIS OU MENOS 25 ANOS NÃO CONSOME CARNE VERMELHA.QUANDO DESCOBRIMOS UM LIVRO SOBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL,À PARTIR DAÍ MEU AVÔ PREPARA SOJA EM GRÃOS .DEIXA DE MOLHO UM DIA ANTES TIRA A PELE E BATE NO LIQUIDIFICADOR.TENHO UMA FILHINHA DE 2 ANOS QUE TROCA OS SKINYS POR PVT CRU E SEM TEMPERO,SINCERAMENTE,SE ESSA MATÉRIA DA SRA SUZETE TIVER FUNDAMENTO CIENTÍFICO,GOSTARIA DE OUTROS PARECERES PARA MUDAR OU CONSERVAR MINHA OPINIÃO SOBRE O CONSUMO DE PVT.ESSE REFERIDO PRODUTO É ALTAMENTE CONSUMIDO POR NOSSA FAMÍLIA.AGUARDO ANSIOSO.

  5. 5 Rogério Leite

    Concordo com a Sara. “Soda caústica” nos remete direto para um produto usado em limpeza pesada, muito ativo. Acontece que é apenas HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NaOH), em solução, que é usado para lavar o óleo. Não tem nem sentido pensar que no bagaço, origem da PVT, e que saiu antes do processo, tenha restos de NaOH! Quanto ao óleo já não tenho tanta certeza da existência de traços residuais de NaOH ou de quanto seria o aceitável. Porém a ação de traços nunca seria sentida. Entenda que tanto o sódio (Na+) quanto os hidróxidos (OH-)estão presentes em ampla gama de coisas que comemos. Bananas provavelemente são mais ricas em NaOH que o óleo de soja, e você come banana! Então não seriam estes traços que inviabilizariam o consumo do óleo. De qq forma, a maneira de consumir a soja em grão é a melhor, mais natural. E o óleo de azeite extra-virgem é mais saudável, porque não sofre nenhum pós processo.

  6. 6 Cristinas Silva

    Puxa! Agora fiquei confusa mesmo. Ia começar a consumir PVT, mas acho que vou pesquisar mais para ter certeza.

  7. 7 João Toscano

    Caros leitores, essa senhora suzete não tem nenhuma formação científica que a permita fazer tais suposições sobre a soja, vocês tem de ouvir a martins que é formada em química, ou então procurem uma nutricionista que essa sim entende de nutrientes presentes ou não nos alimentos.; Obrigado, muito obrigado.

  8. 8 Rosangela

    Pois é. Cai nesta página “por acaso”, aliás pesquisando outro assunto. Sou Naturopata e Acupunturista e tenho estudado um bocado! E só gostaria de dizer, que quando falamos em terapias naturais, ou melhor, em conceitos de tratamentos naturias, não dá para misturar com os conceitos formais de Química e Farmacologia e nem mesmo da Medicina ocidental.
    Quem está com a razão, neste caso, não tenho conhecimento para decidir, mas que a formação acadêmica convencional não conta aqui, me perdoem, mas não conta mesmo!
    Agradeço a atenção e leitura.

  9. 9 fabiano

    eu sempre comi carne,mas depois que descobri que os animais criados para o abate não ten uma qualidade de vida como seres vivos e sim como mercadorias passei a evitar, pois descobri tambem que durante a criaçao destes animais eles sofren muito stres e outros sentimentos que fazen com que seus organismos produzam subtancias quimicas prejudiciais a saude e estas substancias passan para o nosso organismo atraves do consumo.

  10. 10 Dila

    Estou preocupada com a matéria sobre os perigos da carne de soja, pois estou querendo consumir soja ao invés da carne vermelha.

    Dila

  11. 11 lilian

    Olá eu sou engenheira de alimentos formada na Unicamp,
    e a respeito do processo:
    -PVT é a torta q sobra da soja após a remoção do óleo e da sua lecitina, geralmente usada como ração animal e tb como alimento por algumas pessoas.
    -O óleo de soja é extraido com solvente ôrganico, mas logo após a extração tdo o solvente é recuperado sem deixar rastros tanto no óleo qnt no PVT
    -NaOH é adicionado somente ao óleo para neutralizar os ácidos livres.
    -A degomagem remove a LECITINA, ou a goma do óleo e é realizado simplesmente c adição de água e agitação da mistura com posterior retirada do óleo degomado
    -o q dar cor ao óleo saum tocoferois e caronenois, q saum bons anti-oxidantes, previnem câncer. Entaum sempre prefiram óleos mais alaranjados.

    Qnt a proteina de soja uns dizem q ela eh suficiente e outros dizem q ela eh incompleta.
    O q eu sempre acreditei é q nda eh melhor q uma dieta balanceada, dietas restritivas requerem mtu mais cuidados e consumo de suplementos nutricionais.

  12. 12 lilian

    ah eh msmo!
    qnt a resíduo industriais podem ficar tranquilas q não sobra nem no óleo nem no PVT.
    o único provavel perigo eh estar seguindu uma dieta desequilibrada.

  13. 13 nathalia

    Antes de falar bobeira aprenda a se informar.

  14. 14 cicero

    Suzete:

    paz e saúde

    Estude quimica.

    um abraço
    Cicero braga

  15. 15 Paulo Fagundes

    As bases ( Hidróxidos ) reagem com ácidos formando sais ( reação de neutralização), essa é uma das rações químicas mais conhecidas que existe, porém para que haja uma neutralização completa o produto depende de seus reagentes, pois pode se formar um sal ácido ou básico. Todo processo industrial depende de processos e materiais de qualidade e bons profissionais na sua realização, em um país que falsificam remédios e leite seria bom ficarmos atento com a qualidade do que consumimos. Gostaria se possível que alguém direcionasse alguma fonte para pesquisa sobre o assunto, agradeço desde já.

  16. 16 elio takao hayashi

    Gostaria de deixar meu comentario, como veem sou descendente e vejo que ha uma discusão muito grande na forma de tentar consumir a soja de qualquer forma, levou-se muito tempo para chegarem ao conseito de consumo atual no mundo oriental, vejo que o mundo todo esta procurando se alimentar corretamente, no entanto leva-se muito tempo para o povo se adequar e aprender a consumir, podemos fazer qualquer tipo de prato, desde que seja manipulada corretamente, sei que o Brail temnta comer bife de soja ha muito tempo, mas ainda nao foi desenvolvido de forma adequada, mas um dia o teremos em nossas mesas, aqui no japao ja existe inumeras formas de se consumir, so que o conseito aqui e outro, os costumes, as tradiç~eos , os gostos, mas nos tb chegaremos um dia nessa realidade.

  17. 17 Catarina

    Suzete se manifeste, por favor.

  18. 18 Alexandra Rodrigues

    É lamentável que, após tantos anos de conscientização a favor de alimentos alternativos, ainda seja publicado uma matéria contra estes alimentos…
    Devíamos nos preocupar, realmente, com tantos alimentos tóxicos e que passam por processos de sacrifícios dolorosos para chegarem a nossa mesa, ao invés de nos preocupar em contestar alternativas.
    Pensem muito antes de postar comentários tão sérios.
    Compartilhem e estejam abertos para o novo!
    Salve os animais!
    ;)

  19. 19 Thomaz Menezes

    Existem alimentos que não são produzidos e conservados corretamente, devemos nos preocupar com a origem do alimento que consumimos e verificar o prazo de validade!
    OBS: Devemos ter sabedoria para não passar uma informação equivocada e prejudicar outras pessoas…

    Salvem o planeta!!!

  20. 20 Soja

    Quanta besteira neste texto. Caso isso fosse verdade, os japoneses não viveriam tanto, com tanta saude. hehe

  21. 21 maria isabel

    eu tenho 11 anos e gosto muito de comer carne d esoja e mina mae apoia bjs gostei muito d texto informativo bjs!

  22. 22 Renan

    Cadê a Suzete ??

    Gostaríamos TODOS de ouvir o que tem a dizer… Por favor, manifeste-se, mostre dados que comprovam o que falou, seria muito importante, eu mesmo parei de comer carne esse ano e passei a consumir soja, mas não encontrei NADA (nem em ingles) na net que justificasse o que você escreveu…..

    Herrar é Umano….

  23. 23 william

    Para mim não passa de mais um destes absurdos de gente com mania de conspiração que povoam a NET

    Continuo comendo CARNE … e SOJA ]

  24. 24 Antonio

    É muito estranho a Suzete falar tão mal da soja e logo depois em outro comentario sobre a proteina vegetal, exaltar o leite de soja, o tofu, etc..ESTRANHO NÃO?

  25. 25 soraya

    que besteirol hem suzete…. vc me lmbra de uns primos que tenho, nao comem carne diaramente, sao quase transparentes.mas adoram arroz carreteiro da minha mae….rsrsrs estudar e bom , viu. o resto e lenda urbana.

  26. 26 Acadêmico

    Bom, como a tal da Rosangela disse lá em cima, “a formação acadêmica não conta nada aqui”.

    Então está claro que este não é um site informativo, mas um antro de imbecilidades escritas por gentinha ignorante e desocupada, que faz o que pode para arrancar dinheiro dos outros e disseminar suas ideias tresloucadas para outras pessoas ignorantes e desinformadas.

    Lamento ter perdido meu tempo lendo tanta merda.

  27. 27 x-tudo

    “Então está claro que este não é um site informativo, mas um antro de imbecilidades escritas por gentinha ignorante e desocupada, que faz o que pode para arrancar dinheiro dos outros e disseminar suas ideias tresloucadas para outras pessoas ignorantes e desinformadas.

    Lamento ter perdido meu tempo lendo tanta merda.”

    1

  28. 28 Álvaro

    Gente, cai nessa página também por besteira, estava procurando refogados de soja… enfim, eu até entendo a criadora do tópico talvez, ela fique muito chateada com o grande consumo, só que é totalmente besteirol rsrs nossa alguém pode ensina-la a pesquisar no google? rsrsrs Mas foi boa a tentativa, o texto fico bem elaborado, mas não passa de bobagem.

  29. 29 Samy

    Nada contra a reportagem. Consumo soja e nunca senti nada relatado aqui. Não sei da veracidade dos fatos citados, assim como confio mais em um médico do que em um técnico em saúde. Fica apenas uma crítica: atente-se, o autor da reportagem, no inculto português utilizado no texto. Se queres convencer alguém de algo, para ter credibilidade, ao menos informe-se quanto as regras cultas da nossa língua. Afinal, um médico “desEnformado” seria um médico que foi retirado da fôrma?

  30. 30 Marci

    Nunca li tanta idiotice na minha vida toda!

  31. 31 George Bueno

    é incrível que este website, tenha sido a 1a resposta da pesquisa que fiz no google.

    quanto ao tópico: essa teoria da grande produção de soja não convence ninguém.

  32. 32 Barbara

    É incrível a quantidade de bobagens ditas aqui…
    Autores tem que tomar cuidado com seus textos…
    Dona Suzetti, a Sra. tem alguma fonte(segura e confiável)pra se basear?
    De onde a senhora tirou essas informações?

    Obrigada,

  33. 33 Caiane

    “desenformado” é quem saiu de dentro de uma forma! E desinformada é você! Me desculpe.

  34. 34 elisabete

    Tem alguém sério aí? Alguém competente para sanar nossas dificuldades com relação a alimentção sadia, alguém que tenha embasamento científico para nos informar a relação exata entre a soja e a nutrição eficaz, ou não?
    De preferência nutricionistas, dessas ou desses que frequentam o “Sem Censura” da Leda Nagle.
    Esperando>>>

  35. 35 Helena Hicks

    Estou estupefata com a materia da Sra. Suzete.

    Fica dificil ate mesmo comentar tanta mal informacao junta!!!

    Sou graduada em quimica e sou cirurgia geral tenho conhecimento detalhado e preciso a respeito da carne de soja.

    Nasci no RS e moro a varios anos nos USA onde o consumo de carne de soja e imenso e usado em grande abundancia inclusive por inumeros hospitais.

    Devido a grande diversidade religiosa encontrada nos USA e necessario oferecer dietas hospitalares que respeitem credos e doutrinas religiosas e ao mesmo tempo saudavel para ser consumida ate mesmo por pessoas enfermas.

    A solucao encontrada para este quebra-cabeca e nada mais que a carne de soja.

    Alimento rico em diversos componentes altamente necessarios para a saude humana. Aqui uma lista com algums aminoacidos responsaveis pela construcao de um organismo saudavel e capaz de combater patologias.

    Amino acid
    Isoleucine Leucine Lysine Methionine Cystine Phenylalanine Tyrosine Threonine Tryptohan Valine. Me desculpem nao ter traduzido a lista, mas os nomes em portugues sao muito similares.

    Acredito que tenho inumeros erros da lingua portuguesa me desculpem, nao escrevo em portugues regularmente.
    ENFIM NAO HA MOTIVO CIENTIFICO NENHUM QUE ACONSELHE DE FORMA ALGUMA A RESTRICAO DO CONSUMO DE CARNE DE SOJA POR PESSOAS!!!!

  36. 36 Helena Hicks

    Observacao: Me desculpem por ter esquecido de mencionar que a lista de aminoacidos fornecida no texto anterior e toda encontrada em quantidade generosa e equilibrada na carne de soja.

  37. 37 Renato

    Mesmo que a Suzete esteja errada pela presença de alguns compostos químicos, há o glutamato que causa um dano seríssimo ao corpo, presente também em enlatados e comidas instantâneas de supermercado, e adivinha: tudo vem da soja.

    O consumo saudável do grão está na soja fermentada, principalmente no leite de soja!!

    Os comentários aí de cima são meio desrespeitosos para as pessoas inteligentes que vocês são e intelectuais que querem ser!! Opinião é que nem cu, cada um tem o seu. E não tem nada de mais se o cu do outro for diferente!! :] Abraços…

  38. 38 master

    Então vamo enfiar a soja no cú da Suzete.
    desculpe o palavriado
    abraços

  39. 39 big

    …………………..

  40. 40 danny pinheiro

    Por favor, alguem tem que intervir essa louca chamada Suzete. é gravíssimo esse comentário. Muitos de nós, consumidores de carne de soja,com certeza, ficamos atordoados com essa falsa noticia.
    Pesquisando outras fontes, fica revelada a inconsequencia e a MENTIRA. Ela deve ter algum motivo particular o qual nao pode revelar.
    Nesse caso recomenda-se um analista.

  41. 41 Marcus Vinícius

    E eu tinha até ficado preocupado… hum um…
    Apoio a ideia de enfiar a soja no cu da Suzete!!!

  42. 42 Mamuska

    “profissionais desenformados” foi ótema!!!!!

    D.Suzete deve ser dona de um abatedouro…

  43. 43 Cláudia

    É querida, acho q não posso confiar numa profissional q nem sabe escrever. Li a palavra “desisformação” no seu texto, pensei q fosse erro de digitação. Daí a pouco leio “profissionais desenformados”… vc quis dizer q os profissionais estão fora de forma ou saíram da forma? Acho q vc está totalmente desinformada.

  44. 44 Angélica

    É mentira, tudo mentira, não sei da onde inventam tanta lorota de soja, se fosse tão “mortal”, seria proibida a venda e uso, ainda mais como alimento. Gente que não tem mais o que fazer…

  45. 45 Angélica

    É, a Done Suzete, deve ser dona de um abatedouro…

  46. 46 paulo

    carne he baum soja pra que tudo de soja he uma merda

  47. 47 GEOVANI

    Pessoal vamos deixar de bobeira, voce é o que vc consome,
    muita das vezes a verdadeira resposta não está no que parece ser certo, vcs se lembram do leite em caixa que foi descoberto
    que continha um porcentagem de solda caustica, e foi provado cientificamente sabe porque para causar dependencia
    o marketing ja não serve mais, já não atinge o alvo como deveria
    ninguem quer saber da tua saúde e sim do teu dinheiro.

  48. 48 GEOVANI

    Meus amigos está na hora de se analizar com maior clareza o que
    se come,ao contrário de antigamente que não existia tanta propina como exite hoje a coisa está ficando feia,
    aqui na minha cidade, descobriram que um churrasqueiro etava vendendo carne de cachorro, tudo numa boa até que ele já não se importava mais e decidiu contratar um ajudante, o ajudante
    não conseguiu ficar de bico calado e acabou com a cachorrada,
    mais até então estava dando tudo certo na banca do churrasquito do carlinho olha só o argumento dele aqui numa reportagem: como estava sem condições de comprar carne de primeira que está cada vez mais cara resolvi faser o teste com um cachorro de casa e deu certo , ninguem nunca reclamou! pois é ele ficou uns dias preso e foi souto resumindo,nada é facil e nada é impossivel,..

  49. 49 Rodrigo

    POSSO DIZER-LHES UMA COISA, HOJE COM TANTA TECNOLOGIA DIPONIVEL ESTÃO MULTANDO QUASE TUDO
    E PRINCIPALMENTE OS ALIMENTOS, VAMOS TOMAR MAIS CUIDADO PRINCIPALMENTE com as crianças
    QUE NÃO PODEM ESCOLHER POR SI PRÓPRIOS, VEJA ESSA BABOSEIRA TODA DA CAMADA DE OSONIO
    GRUIPEESE ESSAS COISAS SOBRE DESMATAMENTO, muita conversa MUITO PAPO PARA TENTAREM TOMAR A AMAZONIA, SE ISSO REALMENTE FIZESSE ALGUMA DIFERENÇA, OLHA OS PAÍSES COMO USA CHINA E OUTROS QUE PRATICAMENTE NÃO TEM VEGETAÇÃO, E CONTINUAM DO MESMO JEITO ESTES FENOMENOS SEMPRE ACONTECERAM NO PASSADO E ALGUM DELES COM MAIOR FREQUENCIA, QUE AGORA.
    O PROBLEMA É QUE ELES LÁ FORA JÁ USARAM O QUE PODIAM E AGORA NÃO QUEREM QUE O BRASIL
    FAÇA O QUE QUISER DE SEUS recursos, SÓ O QUE ME FALTAVA.

  50. 50 marcos antonio dos santos

    não acredito en nada do que estão falando da soja .acho um rico alimento.

  51. 51 Geórgia

    RÍDICULO ESSE TEXTO. COMO UMA PESSOA QUE NÃO ESTUDOU A FUNDO TAL ALIMENTO PODE CONTESTAR PESSOAS QUE JA ESTUDARAM E MTO SOBRE O TEMA?! É TENSO!

  52. 52 Geórgia

    SALVEM OS ANIMAIS! E NÃO VAMOS DEIXAR QUE PESSOAS COM ESSA TALZINHA DE SUSETE TENTE INDUZIR AINDA MAIS AO CONSUMO DE CARNE ANIMAL. POBRE DOS ANIMAIS, ASSISTAM AOS VIDEOS NO YOUTUBE SOBRE A CARNE QUE CHEGA AOS PRATOS DE MTOS BRASILEIROS E VCS VÃO VER QUE NEM DE LONMGE O PREPARO DA CARNE DE SOJA SE COMPARA COM A BARBARIDE QUE OCORRE COM OS ANIMAIS.

  53. 53 Marco

    Quanta bobagem essa matéria.

  54. 54 willon

    já criei muito porco; posso garantir que toda engorda de suino e bovino ,-com a pasta de soja, quando é oferecido com abundancia a estes animais, tem um efeito devastador principalmente nos ossos, chega ao ponto de aver a dejunta, principalmente na parte dos quartos destes animais,e isso é verdade.

  55. 55 Carol

    GRUIPEESE??
    _________________________
    Bom, eu fico chateada pq fui pesquisar “carne de soja composição” no google e esse é o primeiro site que aparece.

    Gostaria de solicitar à dona do texto que retire essa informação da internet, uma vez que não tem cabimento. Ou, se tiver, que se manifeste e esclareça as dúvidas aqui presentes.

    Peço encarecidamente pois trata-se de prejudicar ou ajudar.
    Tenho na web minhas mobilizações por ajuda e não deixaria de pedir que usassem esse espaço público de acesso à informação para contribuir para uma sociedade com mais democracia de conhecimento.

    Se não quer prejudicar sabidamente, exclua, por gentileza e respeito ao ser humano.
    Até agora ngm mencionou a sua influência e faz sentido ainda estar aqui. Mas agora eu estou falando por este ângulo.
    Sequer vou voltar, mas espero contar com seu bom senso.

  56. 56 Daniela

    Nossa quanta besteira…
    Gente o melhor é ser feliz e saudável,com Soja ou sem Soja. rsrsrs….

  57. 57 Abha

    Alguém falou que os japoneses comem a soja.
    Eles não comem os grãos de soja…eles comem ela
    fermentada e em forma de pasta “misso”, e comem
    ela em forma de queijo. O missô é bom e devemos
    evitar o queijo de soja, conforme recomendações
    do médico Dr.Alberto autor do livro: Lugar de
    Médico é na cozinha.

  58. 58 dejair

    master

    cara,
    seu comentario foi o melhor

    quase me matei de rir ….

    muito bom …

    foi a melhor coisa que li nesta pagina ….

  59. 59 cristina

    Quanta besteira que essa suzete escreveu. Ela precisa primeiro se formar em química ou ir visitar uma fábrica de óleo de soja ou de carne de soja para se informar melhor. E o que ela queria que servissem num restaurante naturista, “picanha na brasa”. Quanta idiotice!

  60. 60 Isabel

    Gente o que é isto? Estou horrorizada com nivel dos comentários feitos. Por favor,parece que estamos todos carregados de ódio sem sentido ou razão, pouco tolerantes com as pessoas querendo briga até com desconhecido por causa de uma opinião. Que prazer bizarro é esse de hostilizar as pessoas até por erro de ortografia precisamos nos desarmar e olhar para outro de forma mais respeitosa ou não temos um compronisso com um mundo melhor e mais justo? Caso contrario temos um compromisso com o que?

  61. 61 Kaka

    Perfeito Isabel!

    Finalmente um comentário digno.
    Realmente é no mínimo desconcertante ver pessoas que supostamente buscam a saúde do corpo, apresentando níveis enfermidades espirituais tão sérias.

    Discussos não alinhados a prática!

  62. 62 Botelho Pinto

    Isabel e Kaka,

    vocês precisam é tomar no cu. Estão parecendo freiras enrustidas. Todos os comentários são válidos suas vacas!

  63. 63 Kaka

    Botelho,

    Você é realmente um grosso completamente estúpido que não merece um pingo de consideração.

    Então, seu grande corno, me dá o teu endereço para eu comer sua mulher como todos na vizinhança devem fazer.

    Tenho dito!

  64. 64 Kaka

    Ah, ôoo “GONORANTE” …
    KAKA, não necessáriamente é um apelido feminino, seu retardado!

    OBS: Qual telefone da tua mulher mesmo? Botelho pinto nela!

  65. 65 Julia Fontes

    Se a carne de soja não faz bem, pq o leite e o tofu fazem ja que em outro post eles são recomendados?

  66. 66 Botelho Pinto na Kaka

    Kaka, se você tem genitália masculina, só pode ser traveco (travesti). Que homem aceitaria ser chamado de “Kaka”?!?!

    Toma jeito transexual enrustido!

    e repito: vai tomar no cu, que o que você realmente curte, viadinho!

    ahhhh, já sei, você sonha com o tal “kaka” da seleção brasileira né, mané?

  67. 67 bebe

    kkkkkkkkkkk eu raxei…. gente td q eh demais faz mal sim… naum soh a soja… mas a carne, a agua, enfim… td demais faz mal… e a carne de soja com o tempo eh mais prejudical

  68. 68 DúuH

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.. cada uma viu…

  69. 69 nade_gas

    povo sem ter o que fazer… afffffff

  70. 70 DúuH

    Pra começar:

    Botelho: nome de remedio pra piolho… Acha isso bonito ?? (PS: qual o nome da sua mulher mesmo ??.. kkkkkk)

    Kaka: Seria isso uma risada de msn ?? vaai toma no cu hein !!! porqee num inventa algum apelido menos homossexual, tipo “Cucu”.. ?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Viadinhos !!!

  71. 71 nade_gas

    eu estava procurando algo sério, e axei a pagina do bozo aki

  72. 72 DúuH

    Realmente… essa pagina é um cú, num é “nadeGas” .. ??

    hauhauahauahuahaua

  73. 73 nade_gas

    gente, vcs usam muitas palavras de baixo calão… cu eh muito feio…. vamos adotar anus… por exemplo: vamos adotar o anus da mulher botelho

  74. 74 DúuH

    Botelho, Kaka e NadeGas:
    já q a carne de soja faz tão mal à saúde, peguei uma raiva tãao grande de vocês que, se cruzar um dia na rua com um dos dois, farei questão de lhes socar no cú 1 grandioso e apetitoso quilo de carne de soja no rabo (ou cu, como preferirem, ok?!)

    Tenho dito !!
    (KKKKKKKKK.. homenagem ao Kaka gay)

  75. 75 nade_gas

    veja bem bichona duuh, vc citou tres e depois 2… naum seja taum burro… kaka, naum de atenção… eles estao com inveja pq vc assumiu sua homossexualidade e eles naum tem cara pra isso… tenho orgulho de vc kaka… uhuuuuu viva as bibaaaaas
    ps: a carne de soja pode enfiar no anus do duuh

  76. 76 DúuH

    NadeGas: grandiosa ideia a sua de comentar isso… oq seria um burro pra você?? Existem:
    Presidentes q naum sabem ler, homossexuais q se assumem em sites, nomes de produtos para piolho e mto mais… e o seu nominho ??
    sua cara de bunda !!!
    Vai come a soja q tua mãe pariu !!

  77. 77 nade_gas

    veja bem, VAI COMER SUA TIA.
    enfim, gente nenhum nome que começa com Suz eh bom…
    suzana affff suzete vixiii SUS só por Deus
    duuh vc acha muito masculo neh… vc deve ser mais biba q o bixarlyson e o kaka juntos

  78. 78 nade_gas

    ahyhh e tenho dito

  79. 79 nade_gas
  80. 80 DúuH

    olha só q msg subliminar… tia, Suz…
    enfim…
    Olha aki sua aberração dos 7 mares e 3 praias: sou masculo mesmo e tenho como provar isso…
    num se lembra do papai ??
    FDP… porqee naum expõe suas opiniões na cama do Sid Moreira quando dá pra ele hein ?!

    :D

  81. 81 nade_gas

    animal… naum eh Sid moreira e sim Cid moreira… e vc deve estra com saudade do clodovil neh beeem… vc xama seus amigos de “gatchinho” bixona

  82. 82 nade_gas

    sabe o que a soja falou pro boi

    nada… soja naum fala
    hauHUHAUAHUhusaHAUhauHU

  83. 83 nade_gas

    a linha de soja da sadia eh muito boa… se faz taum mal entaum a sadia deveria ser julgada por tentativa de homicidio

  84. 84 DúuH

    você fala tanto q sou bixona e tals…
    ja comi teu marido ée ?
    NÃO !!
    E nem qro.. qeem gosta de rugas ée cirurgião plastico !!
    Entaum desembaça o cara de CU

  85. 85 nade_gas

    como sabe se sou homem ou mulher “gatchiiinho”… vai lamber pipi d boi mocinha… seu nick devia ser dooh e naum duuh

  86. 86 DúuH

    Se for homem, com o nome de NadeGas.. KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    deve ser outro Kaka ou Botelho da vida !!!

  87. 87 nade_gas

    dxa nossa amiga kakete fora disso tah…

  88. 88 DúuH

    e o Bostelho tbm ??

  89. 89 nade_gas

    o bostelho q se laske… tenho doh da kakete… gente boa

  90. 90 DúuH

    só porqee ele disse q o Bostelho era ”Grande corno” ?
    q tipo de proteção é essa ??
    hein ?? hein ?? hein ??

  91. 91 nade_gas

    olha grande eu naum sei, mas corno naum vou discutir….kkkkkkkkkkkk

  92. 92 DúuH

    ée..
    maais assim… grande, grande pode naum ser…
    mais um minimo corno, sei naum viu…
    presta atenção nessa revelação q tive:

    BO: iola
    TE: dou
    LHO: q você quiser

    IMPRESSIONANTE !!!!!

  93. 93 nade_gas

    isso eh fantaaaastico… plim plim…
    meeu dxa o corno e a bicha ketos vaai

  94. 94 Botelho Pinto na Kaka

    Porra, mais duas bichas aqui, Dúuh e nade_gas, tá vendo o que vc fez sua bicha enrustida, essa tal de Kaka. Soja no cu de vocês todos!

  95. 95 Carlos Figueiredo

    Essa Suzete é uma terrorista, ela sem mostrar prova de nada , fica espalhando entre todos que a soja é prejudicial a saúde, bolas, é preciso que ela mostre outras pessoas , qualificadas naturalmente, que possam corroborar esta esdruxúla opinião.

    Carlos Figueiredo.

  96. 96 meuuuu

    como assimmmm essa vacaaaaaaaa vem me falaaaar que a parada faz mall? fiquei putaaa rodei o dia inteiro atras dessa porra e nao achei no pao de acucar nem no sacolao so tinha aquela soja redondinha achatada que eu odeio e farinhas…

    ONDE COMPRAAAA??

  97. 97 man

    Supermercados grandes costumão ter, se não, procure na sua cidade loja especifica que vente produtos vegetais, sempre tem uma.

  98. 98 Ana

    Eu não sei o que é pior.
    O caso da soja ou os erros de português.

  99. 99 Samuel

    Um medico oftalmologista com todos os equipamentos oftalmologicos não fazem diagnosticos corporais pela observação dos olhos, no entanto uma iridologa pensa que pode, inclusive, pensa que é conhecedora de processos industriais, quimica, biologa, médica, etc.. é melhor deletar o que s Sra, Suzete escrevei.

  100. 100 Jorge Mattos

    otimo

  101. 101 Zen

    Não como carne de espécie alguma já faz 4 anos e meio e sempre comi a carne de soja misturada com leite regularmente para suprir as proteínas da carne animal… E eu nunca tive problemas de saúde e os exames de sangue que fiz estavam perfeitos; ou seja: Nada de anemia, ou anomalias nutricionais devido a falta da carne animal. E ainda por cima eu fazia musculação e meu único “suplemento” foi a carne de soja… Enfim, na minha experiência e estudos a carne animal pode sim ser substituida pela carne de soja; para quem quer deixar de comer carne, que no meu ver é um hábito grosseiro, pode sem medo trocar pela soja comendo todo dia pequenas porções misturada a algo de sua preferência ou fazendo como quiser… Sou a favor de um mundo totalmente vegetariano e cheio de respeito à vida; um animal é um ser sensível dotado de sistema nervoso e corpo emocional; dotado de inteligência e muitas vezes comporta-se mais dignamente que um ser humano; ou seja: um animal tem um valor especial e mata-los para comer é um ato cruel e selvagem. Há pessoas que dizem que amam os animais e que não faria mal a um inseto sequer, mas falam isso enquanto mastigam uma coxa de ave em pleno êxtase cadavérico! Viva o vegetarianismo! E quem ainda come carne não se preocupe. Todos terão sua chance, quando estiverem prontos.

    Amor e paz fraternal à todos!

    Sensei Zen

  102. 102 Natureba

    sem nenhum nexo seu artigo, a boa aula que a sara martins deu ja diz tudo.

  103. 103 Botelho Pinto na Suzete

    Suzete, depois que teu marido te largou, você entrou num processo de loucura.

    Tá precisando fazer mais sexo. Será que com essa formação toda não pode pagar nem um garoto pra te meter?

    Eu não sou igual a esses desbocados que tão falando que é pra botar soja no seu cú, eu prefiro dizer que é pra meter uma piroca de porco no seu cú e outra de jeque na sua xereca. Sua maluca… Larga a soja e começa a comer merda, que aí faz bem pra você e pro seu paladar, sua imbecil.

    Suzete é Naturopata, Iridóloga, Instrutora dos Exercícios Visuais, Dona de Abatedouro, de Botequim e de Centro de Macumba.

  104. 104 aiuhdsa faiuhdsa

    acho que depois dessa ela foi demitida. E o pior é que o nome dela ficou no site como referência profissional. Tsctsc

  105. 105 Andy

    Estava procurando por receitas com proteína de soja quando encontrei esta página. Fiquei chocada, consumo soja há quase um ano e sei que tenho de ficar de olho em minha dieta, pois evito ingerir carnes de qualquer tipo; como eu faria agora sem consumir carne ou mesmo soja? Resolvi ler os comentários e percebi que há divergências claramente, estou um pouco confusa, mas acho que realmente a melhor saída é ficarmos de olho em nossa alimentação. É apenas minha humilde opinião, mas é no que acredito: antes de tomar qualquer decisão pensarei seriamente sobre o que estou prestes a fazer, vou pesquisar muito mais e agradeço àqueles que esclareceram a matéria acima, pois se não fosse por estas pessoas eu estaria prestes a rever toda minha alimentação. Beijos :)’

  106. 106 Avelardo

    Bom dia, sou formado em química e gostaria de tecer alguns comentários e deixar minha opinião.
    Vivemos em um mundo cheio de problemas alimentares. Um bilhão de pessoas não tem recursos suficientes para conseguir o mínimo necessário para suprirem suas necessidades calóricas e passam longos períodos de fome e desnutrição.
    Uma larga faixa da população encontra-se obesa e também desnutrida, pois se alimenta excessivamente de carboidratos e gorduras de produtos industrializados, sem bom senso e sem informação.
    Uma pequena parcela consciente adquiriu hábitos saudáveis e mantém uma dieta balanceada.
    Porém, há aqueles que buscam dar sentido em suas vidas (Eternizá-las) através da alimentação e estes não medem esforços para tentarem extrair ilusões de preocupações mesquinhas. A indústria é um mal. Os remédios da medicina ocidental me fazem mal (Os da homeopatia não fazem nada.he, he). Devo consumir apenas alimentos orgânicos (que contém alta contagem de microorganismos patogênicos, afinal fezes de animais não são higiênicas!!), Não consomem carne, nem ovos, nem qualquer alimento de origem animal (mas esquecem que muitos produtos vegetais contém em sua composição ingredientes provenientes de animais, leia qualquer embalagem de biscoito de soja ou barrinha de cereal), etc. Estas pessoas tendem a não aceitar o conhecimento acadêmico, o método científico e a medicina ocidental, mas acreditam de bom grado na homeopatia, acupultura, cromoterapia, florais de Bach, quiromancia, astrologia, cristalomancia, etc. Fazer o quê??

    Concordando com a lilian acima:

    -O odor desagradável que sai da indústria de soja é normal a todas as indústrias de alimento, pois em geral vem da matéria prima em execesso mal estocada e em processo de degradação ou por conta de alguma etapa inócua do processo de manufatura que envolva a liberação de muitos voláteis como cozimento.

    -PVT é a torta q sobra da soja após a remoção do óleo e da sua lecitina, geralmente usada como ração animal e tb como alimento por algumas pessoas.

    O óleo de soja é extraido com solvente ôrganico, mas logo após a extração, O solvente é evaporado e não deixar resíduos no óleo e na PVT

    O NaOH é adicionado ao óleo para auxiliar no processo de branqueamento e neutralizar os ácidos livres.

    Eu também acredito que uma dieta balanceada, com baixo consumo de carne vermelha seja a forma mais saudável de alimentação.

  107. 107 Avelardo

    A indústria, a ciência, a medicina ocidental e a democracia continuaram a fazer o que fazem, continuarão produzindo mais alimentos, bens e serviços, aumentando o leque do conhecimento humano, curando doentes e aumentando a expectativa de vida das pessoas e permitindo que cada um tenha sua opinião, não importando a quantidade de disparates nocivos que se escuta e se acredita hoje em dia.

  108. 108 Hannah

    Cheguei aqui em busca de receita pra soja ou carne de soja. Comecei lendo a discussão sobre a soja, seus benefícios, seus malefícios. Estou horrorizada!!!! Logo depois vários comentários sobre coisas que não têm nada a ver com o discurso inicial. Como as pessoas podem perder tanto tempo em NADA? Será só falta de cultura, do que fazer, de informação????? Sei lá!!!! Quanta doideira!!!!!

  109. 109 curioso

    Eu estou aqui desesperado procurando alimentos que não projudiquem a saúde, fiquei até surpresa com essa matéria.
    Mais como a maioria, acho que isso não tem nada a ver.
    Me desculpe Suzete, acho que você está equivocada.

  110. 110 Mário

    Você está falando sobre a produção do ÓLEO de soja, mas em momento algum falou sobre a produção industrial da proteína texturizada da soja ou de seus tratamentos. E pra quem entende um pouco de química sabe que a soda cáustica é solúvel em água, uma simples solução seria lavar a carne. Como você sabe que não é lavada? Na própria receita da carne se fala para lavá-la. Para quem faz tudo direitinho não tem perigo.
    Respeito sua opinião e tudo mais, mas é necessário que as pessoas tenham os dois lados da moeda para que se possa pensar em uma conclusão pessoal.

    Do mesmo modo posso falar que a carne vermelha não é saudável, devido aos hormônios que são dados ao rebanho. O leite… Mas garanto que a carne vermelha e o leite tem o seu lado bom, do mesmo modo que a carne de soja.

    Novamente, não quero bater de frente, eu nem mesmo sou vegetariano, amo um churrasquinho. Quero apenas apresentar o lado não apresentado.

  111. 111 ana

    (“desenformado” é quem saiu de dentro de uma forma! E desinformada é você! Me desculpe.) “Caiane”
    (Herrar é umano) “Renan”
    A-D-O-R-O!!!
    Onde está vc Suzete???

  112. 112 Paulo Teles

    Coma de tudo balanceadamente sem excessos e você vai ser feliz e terá muita saúde. Não caia na ilusão da lúxuria do homem branco europeu que pregou essa vida de excessos sexuais e glutonaria em geral. mas tmabem não caiam na ilusão de de fanáticos alimentares pos a vida boa está no equilíbrio, e a sensatez sempre será a melhor alternativa. Tudo que é simétrico não é em geral mais belo?

  113. 113 THINZER

    RETIREM ESSE SITE BOSTA DAKI,
    QUEM VEM PESQUISAR, CAI AKI D PARA-QUEDAS,
    E AI MEU DEUS…
    PODE SER QUE PESSOAS NÃO MTO INTELIGENTES,
    NEM LEIAM O PRINCIPAL:
    QUE SÃO OS COMENTÁRIOS PERTINENTES AKI!
    COM LICENÇA VOU FAZER MINHA CARNE DE SOJA!
    GRATO!

  114. 114 Cat

    Parei de comer carne e peixe faz um mes e to me alimentando da soja e mais um monte de coisa que contém proteína (essas coisas aí que são recomendadas) e vim fuçar umas receitinhas na net, visto que tô tendo que encarar a cozinha, afinal… Ai, aquele marmitex MARAVILHOSO de 7 conto, num vou poder comer mais… Humm… só de lembrar do delicioso cheirinho do torresmo… Ai, Jesus Amado!rsrs… Não! Não quero mais não! NUNCA MAIS! Mesmo que a soja fizesse realmente mal (não creio nisso), ainda assim é preferível do que ser CÚMPLICE DE ASSASSINATO. Estou tão feliz! Sinto uma paz infinita dentro de mim! Agora sei o que é DORMIR DE CONSCIENCIA TRANQUILA… Jesus me libertou! ALELUIA IRMÃOS! rsrs

  115. 115 Denn

    Devo dizer que nunca vi tanta bobagem escrita em uma só pagina, na verdade acho que sua pagina deveria ser tirada do ar, devido a tamanha desinformação, e o pior é que pessoas que estão interessadas na carne de soja acabam parando nessa pagina lotada bobagens sem fundamento algum escrita por uma lúnatica querendo criar polemica.

    Peço a você que leu essa bobagem e está com dúvidas agora, que pesquise mais sobre isso e verá os enormes benefícios que a soja fornece, e digo também que essa mulher não é a primeira a tentar confundir você que está tentando seguir uma vida mais saudável, então não se deixe levar e se informe.

    Namastê!

  116. 116 Giovana

    Fiquei sim com duvidas…
    me deixou um pouco apreensiva, mas, entendo que ela se refere a carne de soja “pronta” não?
    se eu “fizer” minha carne de soja com PTS, acho q isso muda de figura, não?

  117. 117 Leitor

    @Giovana

    Ela não só fala mal da PTS como também fala mal da propria proteina da soja, repare que antes de falar dos “mals” da PTS ela fala da Proteina da soja em sí, um paragrafo cheio de blablablás então pela mente dela não só a PTS mas a soja em sí faz mal.

    @Suzete
    Deixo minha recomendação a Dona Suzete, pare com as drogas, elas vão acabar com você.

  118. 118 Ana

    Olá, Boa Tarde! Estava à procura de umas receitas de soja e deparei-me com este post ridiculo!! Pois bem, não pude deixar de comentar.. Sou nutricionista e escrevi recentemente um artigo sobre os ‘factores nutricionais da soja’, para o qual fiz uma revisão bibliográgfica de todos os artigos científicos escritos sobre o tema nos últimos anos!
    É VERDADE que a utilização da soja tem gerado controversia! MAS não no sentido de fazer muiiito mal às pessoas ou adoecer como aí diz! Até porque a quantidade que ingerimos de soja, mesmo nos maiores consumidores, não é sufuciente para provocar tais danos.
    O que se duvida é da veracidade de todos os benefícios associdados à soja!
    Estudos indicam que tem benefícios relacionados com a diminuição dos efeitos associados à menopausa, à progressão de células cancerigenas em determinados tipos de cancro (mama, próstata), diminuição dos niveis de colesterol e triglicéridos. Outros estudos indicam a ausencia destes beneficios.
    Fala-se ainda dos problemas gastrointestinais que pode acarretar, ou relacionados com a osteoporose, em estudos realizados com doses elevadissimas do produto!
    Mais estudos terão que ser realizados para que possa ser tomada uma posição segura em relação ao consumo de soja..
    Mas escrever textos sem o mínimo conhecimento de causa num meio como a internet (consultado por todo o mundo) é um bocado grave!
    Deve tomar mais atenção quando lê artigos, não basta ler, é necessário avaliar as condições de realização dos mesmos!

    Um bem haja!

  119. 119 Suzete

    Vão tomar nos seus “cús” seus putos.

  120. 120 Dr. Boy

    Fica a saber que tu tens problemas na cabeça, só pode, com essa ar de quem sabe, mais não sabe nada…

    Pois assim diz um ditado…-”Tudo em excesso faz mal…”

    E para ti digo-te para ir dar banho ao Rex…com essa estúpida conversa, ainda por cima, conversa da xaxa…

  121. 121 Franciely Tsuchiya

    Tá muito exagerado! Qual é a sua fonte Suzete?
    Existem diversas correções a se fazer no texto.
    Informe-se mais!
    Um abraço

  122. 122 Alexandre

    Gostaria de saber se a carne de soja, depois de realizado o seu processo de choque térmico nescessário, ou seja colocada de molho em água fervente por 10 minutos, pode ser conservada de molho na geladeira por alguns dias para depois ser utilizada em alguma receita?

    Alguém sabe me dizer?

    Obrigado

    Alexandre

  123. 123 Claus Briorie

    Qual é sua base científica para afirmar que é errado consumir carne de soja? Extremamente ácido para o sangue? Mostre-me as pesquisas que confirmam isso, pois acho que as mesmas não existem. E concordo com você, não podemos cair em armadilhas da mídia e profissionais “desenformados”, especialmente os que não sabem escrever.

  124. 124 cacá

    Estou feliz! Porque ao final de tanto conteúdo vai dar prá fazer um bom crepe da Suzete. E o mais incrível é que na receita podemos fazer uso da soja!!!

  125. 125 claudio

    tambem acho quase impossivel o uso de soda caustica na soja. Acredito que vc deva procurar uma publicacao cientifica ou tecnica para dar embasamento nesse artigo.

  126. 126 LARA

    Vamos comer nossa carne de soja!!! é uma delícia!!!!

  127. 127 katia

    Suzete valeu!!!
    Sempre pensei que deviria ser assim mesmo.
    Os pesticidas e herbicidas, que são colocados nas lavouras de soja tambem contribuem para esta acides.
    Meu corpo enche de veridinhas cada vez que como a soja texturizada, fora a minha cara que fica toda embolotada.

  128. 128 José Junior Fiorin

    A Única explicação que pode ocorrer pelo “mal”, da mesma, é pela devida ser transgênica e de onde foi retirado o gene inoculado da mesma, caso contrário, não justifica. vou dar-lhes uma dica.

    CONSUMA SOJA CONVENCIONAL.

  129. 129 Miguel

    OI PESSOAS!
    PORQUE SERÁ QUE TEM TANTA GENTE PREOCUPADA COM SUA LINDA SAÚDE QUANDO NESSE INSTANTE TEM MILHARES DE ANIMAIS INOSCENTES E INDEFESOS SENDO MORTOS!
    VAUM…

  130. 130 Lorenza Feitosa

    No começo quando era apenas vegetariana achava que tinha que substituir a carne por carne de soja,tinha aquela “nóia” da proteina,mas tive que parar com o PTS porque me cai muito mal no organismo,hoje sou vegana e como muitos alimentos crús,hoje,consumo muito raramente soja e seus subprodutos e estou muito mais saudável assim,sem essa proteina toda que as pessoas acham que precisam.

  131. 131 tati

    oi pra mim a internet deveria ser proibida pra pessoas ignorantes que ñ sabem oq dizem.Falam um monte de bobagem só pra confundir a cabeça do consumido é claro q a soja faz bem pra saúde eu adoro e ñ vou deixa de consumir ,por causa de pessoas q usam a net pra fala besteira.Suzete vai preocura oq fazerMULHER.

  132. 132 luciana nutricionista

    essa pagina tinha q ser apada. nao acredite em mitos afinal nossa tecnologia e bastante estudo é capaz d descobrir todos os beneficios dos alimentos. os spars usam porque na soja nao ha nenhum tipo d gordura e certamente com o abito a pessoa perdi peso. proteina nao existe so em carne assim como a vitamina c nao existe so na laranja mas isso ja é ignorancia si nao for analisar e estudar. nao adianta so falar que uma coisa nao funciona si nao testada e estuda e nesse caso ja é comprovado e reconhecido mundialmente os beneficios do vegetal.realmente a soja tem um cheiro muito forte mas é da sua propria natureza e essencia.FICA AQUI O ALERTA!

  133. 133 luciana nutricionista

    Você está falando sobre a produção do ÓLEO de soja, mas em momento algum falou sobre a produção industrial da proteína texturizada da soja ou de seus tratamentos. E pra quem entende um pouco de química sabe que a soda cáustica é solúvel em água, uma simples solução seria lavar a carne. Como você sabe que não é lavada? Na própria receita da carne se fala para lavá-la. Para quem faz tudo direitinho não tem perigo.
    Respeito sua opinião e tudo mais, mas é necessário que as pessoas tenham os dois lados da moeda para que se possa pensar em uma conclusão pessoal.

    Do mesmo modo posso falar que a carne vermelha não é saudável, devido aos hormônios que são dados ao rebanho.

    Do mesmo modo posso falar que a carne vermelha não é saudável, devido aos hormônios que são dados ao rebanho. O leite… Mas garanto que a carne vermelha e o leite tem o seu lado bom, do mesmo modo que a carne de soja.

  134. 134 lana

    Nunca ví um texto tão pouco fundamentado, sem aprofundamento cientifico . Balela!

  135. 135 maria luiza de morais

    vcs estao mal informados soja e tudo de bom…

  136. 136 maria luiza de morais

    adoro soja…e tudo de booooooooooooommmmmmmmmmmmmm!!!!!!

  137. 137 Carlos Gazola

    Quanta ignorância de quem escreveu a reportagem!!!!!!!!
    E acha que quem lê é tão ignorante a ponto de acreditar !!!!!
    Olha, processo industrial foi muito bem esplanado pela colega Sara Martins, quanto ao cheiro e sabor forte, deixa ela entrar em contato com a primeira água (fervente) somente fervente, deixa cinco minutos e as enzimas não são quebradas, não exalando cheiro e nem sabor forte, pegue sua receita e bom apetite.
    Ah, e para de falar o que não conhece, e muito mais o que NÃO TEM CONHECIMENTO CIENTÍFICO ALGUM!!!!!!!!!!!!!!!!!

  138. 138 Cátia

    Gostaria que diante de tanta polêmica, houvesse o parecer da ANVISA com relação a essas informações, já que a mesma é o orgão competente para dar tais informações ao consumidor no Brasil.
    Até pq quero passar a consumir também a carne de soja, porém como saúde é o que temos de mais importante, vou aguardar um parecer da ANVISA.
    P.S
    Dona Suzete só para constar, internet é coisa séria nem tudo o que pensamos devemos expor, principalmente informções sem fundamento.
    Sem mais!

  139. 139 james

    ai meu Deus!

  140. 140 james

    vou comer crepe-susete! é feito com soja!

  141. 141 Caco

    Gente, realmente existem uns estudos sobre os malefícios do alto consumo de soja. Pesquisem em outras fontes.

    Tem esse artigo muito interessante:

    http://correcotia.com/soja/

  142. 142 Bernadete Barata de Morais

    Por que será que o povo do extremo oriente, que há mais de três mil anos consomem a soja, a utilizam na forma de feijão cozido apenas uma ou duas vezes por ano ?

    A soja é de uma extrema acidez e é nociva ao sangue..

    tem que usa-las com outros alimentos alcalinizadores, como alga kombo e cabeça de salmao.
    e em forma fermentada ,como: missô,(massa de soja fermentada)
    shoyo (molho de soja fermentada)
    natô (feijão fermentado)
    tofu(queijo de soja) só a parte que coagula..

    OBS:O SORO DO QUEIJO DE SOJA(TOFU) EU UTILIZO PARA LIMPAR E DA BRILHO AS MINHAS PANELAS….TIRA MANCHAS

  143. 143 Sou um vegetário arrombado

    Kkkkkkkkk, é por essas e outras que como minha picanha na brasa todo final de semana, e pra acompanhar nada como uma boa cerveja geladinha, acompanhada de uma asinha de frango. Fica esses vegetarianos de merda tudo batendo boca, kkkk, depois falam que são geração paz e amor. Aposto que na hora da fome até caem na porrada uns com os outros, pra ver quem fica com o último pedaço de tofu.
    Aliás Tofu é o nome certo pra cada vegetariano. O cara chega no restaurante e fala: TOFUdido, aboiolei e agora só como frutinhas, plantinhas, folhinhas.
    Um merda desse na selva seria o primeiro a morrer, kkkkkkkkkk

    E quem não gostou, abaixe as calças e toma bem no meio do olho do cu.

  144. 144 Daisy

    A proteína texturizada de soja ou carne de soja é um produto alimentar, obtido industrialmente através de um processo denominado extrusão termoplástica. Totalmente mecanico
    A soja é submetida a um tratamento térmico controlado, onde ocorrem mudanças bioquímicas e físico-químicas. Estas condições transformam o material, dando-lhe as suas características finais para ser comercializado. O processo de extrusão é totalmente mecanico onde a materia prima é o grão e através de pressão e temperaturas elevadas.
    Em momento algum há adição de soda cáustica para desodorização.
    Existe o desengorduramento que é feito com agua e com etanol de soja que é um subproduto da extrusão do grão de soja

    A farinha desengordurada de soja é levada até o silo batedor da extrusora por uma rosca transportadora.

    O silo de alimentação é constituído de hélices internas, rosca dosadora e inversor de freqüência para variar a alimentação e também, um pré-condicionador para fazer um pré-cozimento da matéria-prima e aumentar a sua umidade.

    O produto, após extrusado segue para o secador rotativo contínuo através de um transportador pneumático.

    Depois do produto seco, ele segue para uma esteira de resfriamento com turbina de ar. Nesta etapa, o produto se encontra praticamente pronto.

    É necessário, somente, passar por uma calha peneiradora vibratória tríplice, para selecionar a granulometria desejada.

    Inumeros outros cereais são submetidos ao mesmo processo como: snacks, pellets, massas e pastas pré-cozidas, farinhas pré-gelatinizadas e instantâneas, proteínas texturizadas, bebidas instantâneas em pó, alimentos infantis, análogos da carne, gomas de mascar, ração animal, entre uma gama de outros produtos.

    Extrusão termoplástica:

    A extrusão termoplástica é uma ferramenta tecnológica de múltiplas aplicações, tanto para o preparo de alimentos prontos (snacks, macarrão), como para a produção de novos ingredientes para a indústria de alimentos (amidos modificados, farinhas pré-cozidas para uso em panificação, proteínas vegetais texturizadas etc etc etc).
    Ao lado de outros beneficios tecnológicos, comuns a todo processamento térmico, como a destruição de substâncias tóxicas e anti-nutricionais e o aumento da digestibilidade e a inativação de enzimas, a extrusão termoplástica oferece a possibilidade de modificar as propriedades funcionais dos alimentos .
    No extrusor o alimento é submetido a um processo que combina cisalhamento mecânico e calor que provoca a gelatinização e a desnaturação do material protéico criando novas texturas e formas .
    Outra característica do processo de extrusão é sua versatilidade que permite através de pequenas modificações em seus elementos básicos, a produção de uma ampla variedade de produtos.
    Durante a extrusão, a proteína é transformada em estruturas orientadas e fibrosas, que com o movimento helicoidal do extrusor, são depositadas umas sobre as outras e no final da matriz emergem em carnadas de fibras como em um músculo.
    As proteínas, quando submetidas á processarnento térmico, podem sofrer danos causados por diferentes tipos de reação: destruição de aminoácidos por oxidação, modificação de algumas ligações entre amioácidos de modo que sua liberação é retardada durante a digestão e, formação de ligações que não são hidrolisadas durante a digestão, provocando perda de disponibilidade biológica .

  145. 145 di

    Esses problemas também se encaixam ao queijo de soja?

  146. 146 Evelyn

    Esta Suzete não sabe o que está falando, deve estar recebendo propina de algum frigorífico.

    Não dá pra confiar nela, já viram a propaganda que ela faz da Yoga para os olhos? já vi gente comprar o manual, o óculos furadinho, enfim, mas não funciona, aquele furadinho do óculos é igual a uma chapa que qualquer oftalmo tem para fazer exames.
    Ela é uma chalatona isso sim.

  147. 147 Myriam

    oi Gente não acreditem em tudo que se encontra na net, afinal se vc buscar pontos negativos ou positivos para quaisquer asunto vc vai encontar inumeros comentarios, se preocupar com uma alimentação saúdavel é super importante mais não vamos generalizar se não vamos acabar neuroticos contralando tudo o que comemos. O ideal é tirar essas duvidas com um nutricionista.
    muita saúde a todos…

  148. 148 Edison

    Nossa! Fiquei surpreso com o número elevado de químicos que vieram em defesa das indústrias produtoras de derivados da soja. Espero que não seja receio de perderem seus postos de trabalho devido ao comentário feito pela Sra. Suzete. Ocorre que toda empresa visa o lucro e não a saúde de seus consumidores. Não existe processo cem por cento isento de resíduos tóxicos na fabricação de produtos alimentícios. O processo é muito bonito quando explicado por um profissional da área mas que na prática sabe-se que nada daquilo é atingido devido às imperfeições do sistema.

  149. 149 Fabiano

    Que baixaria!! e que conteúdo fraquissimo, sem nenhum dado científico comprovando a veracidade dos fatos alegados, ou sequer uma fonte confiável!!!

  150. 150 davi

    Não existe provas cientificas neste artigo logo é FALSO.

  151. 151 enylop

    nossa… quanta gente idiota…quanta baixaria!!!
    o senso crítico do brasileiro é esse aí,intolerância ao erro tecnicismo vazio…aff
    não deram nem chance da suzete se retratar.

  152. 152 ANDRADE

    FIQUEI COM UMA TREMENDA DUVIDA, POIS SEI QUE BRASILEIRO PARA GANHAR DINHEIRO É CAPAZ DE VENDER ATÉ OS PAIS, SERÁ QUE NÃO EXISTE UM E-MAIL MAIS DIGNO PARA QUE POSSAMOS FICAR MAIS BEM INFORMADO.

  153. 153 Estela Brandão

    Os japoneses consomem mais a soja em grãos (que não é passada por todos esses processos de industrialização) que o PVT. É por isso que eles vivem mais. Além do mais, Brasil e Japão possuem realidades bem diferentes e culturas bem diferentes, ou seja, podem haver produtos químicos que sejam aceitos aqui no Brasil, mas os japoneses, com suas pesquisas, descobriram que não faz bem, causa câncer, etc (não falo necessariamente na soja, mas em agrotóxicos, etc.

  154. 154 Karine

    Quais são os seus embasamentos para dar as informações descritas nesta matéria? Acredito que sua suspeita tenha vindo apenas do cheiro das fábricas… Nenhum ser humano sobrevive com a ingestão de soda cáustica e vamos combinar que 10 em cada 10 brasileiros consomem oléo de soja… Reveja seus conceitos, querida!

  155. 155 Samir

    Cara Suzete, a sra é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Afinal de contas a sra já frequentou alguma escola, ou tem alguma formação?? Todas estes “títulos” mencionados não exigem qualquer formação acadêmica. O que lhe qualifica para fazer tais afirmações sem nenhuma base científica?
    Como diz o sábio intolerante: “não sabe oque dizer, cale a boca”
    Faça me um favor, vá plantar batatas!!!

  156. 156 Isis

    A senhora Suzete é dona de um abatedouro.

  157. 157 Umberto Carlos

    Sempre apareçe uns engraçadinhos para falar mal de produtos naturais que estão na atualidade em moda, a exemplo da soja, linhaça, etc. Das duas uma: ou se tem interesse em manchar a “honra” da alimentação natural em favor da industrializada ou a imbecilidade de aparecer à qualquer custo. Depois de todos os comentários que li especialmente dos profissionais da área química, dá pra ver que a autora do texto REALMENTE falou besteiras;

  158. 158 Carlos ALEXANDRE

    Olá pessoal só tenho até 2°graus de formação,sou consumidor da soja texturizada da fortex a quase 5 anos ,eu como ela crua com arroz todos dias ,nunca me fez mal ,só me faz o bem ,então parem de acreditar em bestereiras de propagandas q só qerem vender seus produtos….maiores informações me liguem 27 9966 5195 um forte abraço a todos .

  159. 159 sidnei

    “pessoas desenformadas” foram pessoas que foram retiradas da forma, é isso né??

  160. 160 Danielle Castro

    Parabens, SARA MARTINS!!!

  161. 161 Paulo ANDRADE

    Prezados Amigos,

    Sou totalmente contrario a tudo . A carne vermelha é para mim o melhor ALIMENTO do CORPO e da ALMA. Desde os 13 ANOS que como ela CRUA e sempre me dei bem. A minha preocupaçao so é com a chegada da idade e não ter mais condiçoes de traça-la!!!!!

    Abraços

  162. 162 Roseni

    Estou impressionada com a quantidade de artigos destruindo a reputação da soja, e o interessante é que isso veio a acontecer em uma época onde cada vez mais, pessoas se torna adeptas as dietas vegetarianas, ou seja, inclui a soja na sua alimentação.
    Me pergunto: será que os criadores estão com medo de irem a falência….Que as pessoas não consuma mais os cadáveres?….São comentários muito contraditórios, cada um fala uma coisa, não da pra acreditar e levar a serio tantas informações sem fundo cientifico.Me parece mais algo lançado pela a oposição….rs

  163. 163 Jeh Vias

    É impressionante como o ser humano ainda tem uma mania ridícula de querer ser melhor do que o outro.
    É triste ler alguns comentários de algumas pessoas que só chingam e criticam, ao invés disso, porquê não colocam argumentos embasados em fatos concretos para fundamentar o que vocês defendem, heim?!
    Realmente quanto ao assunto não tenho noção se está certo ou errado, mas com certeza irei pesquisar o assunto a fundo porque sou vegetariana, por motivos e razões pessoais, e de alguma forma preciso consumir proteína.

    Devo acrescentar que faltaram neste artigo as fontes de pesquisa que fez à Senhorita Suzete chegar à tal conclusão.
    Não critico sua opinião, muito menos parabenizo, apenas gostaria de ter uma certeza.

    Referente à alguns outros comentários, só posso me isentar de opinar, pois se o fizer darei margem para que pessoas “irracionais” venham querer se achar o superinteligente pra cima de mim.

    Lamentável!

  164. 164 Tatianna

    Malefícios

    Se a soja traz tantos malefícios, como não soubemos deles? Não que médicos e nutricionistas sejam necessariamente desinformados. Na verdade, eles são mal informados por publicações científicas patrocinadas e divulgadas pela indústria da soja.

    E mesmo pesquisas sérias, tais quais as feitas pela Empraba, atenuam ou descrevem de maneira muito vaga os “possíveis” malefícios da soja.

    Comecemos a descrição dos malefícios a partir do grão de soja, cozido para ser servido como salada.

    Grão de soja: o grão de soja contém uma série de substâncias prejudiciais à saúde, e que recebem o nome de antinutrientes.

    O primeiro desses antinutrientes é um inibidor da enzima tripsina, produzido pelo pâncreas e necessária à boa digestão de proteínas. Os inibidores da tripsina não são neutralizados pelo cozimento. Com a redução da digestão das proteínas, o caminho fica aberto para uma série de deficiências na captação da aminoácidos pelo organismo. Animais submetidos em laboratório a dietas ricas em soja sofreram um aumento no tamanho do pâncreas e até câncer.

    A não absorção dos aminoácidos atrapalha não só o crescimento e o desenvolvimento, mas também compromete a fabricação de neurotransmissores. A enxaqueca, a dor de cabeça, pânico, ansiedade, até mesmo depressão, são causados, em parte, por um desequilíbrio nos neurotransmissores.

    Há também na soja uma substância chamada hemoglutinina, que aumenta a viscosidade do sangue, facilitando sua coagulação. Portadores de enxaqueca já sofrem de uma maior tendência de coagulação de sangue e, portanto, maior propensão a acidentes vasculares. A pior coisa a fazer é ingerir substâncias que agravem essa tendência.

    Por fim, há os fitatos (ácido fítico). São substâncias presentes em qualquer semente e que bloqueiam a absorção de cálcio (osteoporose?), ferro (anemia), magnésio (dores crônicas) e zinco (inteligência).

    Ocorre que a soja contém mais fitatos do que qualquer outro cereal. E os fitatos da soja não são eliminados por um cozimento lento e prolongado, o que basta para os demais cereais. Para eliminar os fitatos da soja, é necessário um processo longo e caro de fermentação, que pode levar meses.

    Proteína de soja: os produtores de soja trabalharam duro para retirar esses antinutrientes do produto final, particularmente a proteína da soja, que é o ingrediente básico em grade parte de produtos à base de soja, que imitam carne e laticínios, incluindo alimentos para bebês e leite de soja.

    A proteína de soja não é algo que possa ser feito em casa. Primeiro, os grãos são deixados de molho em uma solução alcalina, de modo a tentar neutralizar ao máximo (mas não totalmente) os inibidores de tripsina. Em seguida, através de solventes químicos e alta temperatura, retira-se da soja o óleo e os carboidratos. Logo após, utiliza-se um banho ácido para precipitação e separação, de forma que vagamente lembra a produção do queijo de soja (tofu). Por último, vem um processo de neutralização através de uma nova solução alcalina. Segue-se a secagem a altas temperaturas e a redução do produto a um pó, praticamente desprovido de proteínas, mas ainda com um resíduo considerável dos antinutrientes.

    A propósito, aquela solução alcalina em que a soja é deixada de molho é de n-hexano, nada mais do que um solvente derivado do petróleo, cujos traços ainda podem ser encontrados no produto final, e que pode gerar o aparecimento de outras substâncias cancerígenas. Este derivado do petróleo também destrói a cistina, um aminoácido importante e que, ironicamente, é abundante na carne, no leite e nos ovos, alimentos normalmente evitados pelos ávidos consumidores de produtos à base de soja.

    Além disso, o banho ácido em tanques de alumínio faz com que altos níveis de alumínio se tornem presentes na proteína de soja e daí para o leite, entre outros produtos.

    Para a produção da proteína texturizada da soja, que irá virar aquele chiclete que chamam de carne de soja, esse pó é novamente exposto a altas temperaturas, para atingir a consistência desejada, mas com a perda de ainda mais proteínas.

    Muito do inibidor de tripsina pode ser removido mas, ainda assim, a quantidade residual desse inibidor na proteína de soja pode variar em 500%. Mas como é desprovida de proteínas, pecuaristas que utilizam ração com proteína de soja são obrigados a utilizar suplementos para manter um crescimento satisfatório em seu rebanho (e nós consumimos esses suplementos por tabela).

    Nitratos, que são cancerígenos, são também formados no banho ácido, bem como uma toxina chamada lisinoalanina (que pode causar câncer nos rins) e outra chamada nitrosamina, antes mais encontradas em fumantes, e que pode causar câncer no estômago e alhures.

    A cereja na soja é a adição de aromatizantes, tais como o glutamato monossódico, na proteína da soja e na carne de soja para mascarar o gosto forte do grão e para imitar o sabor de carne.

    Tal qual como acontece com a soja na salada, o uso da proteína na soja também faz aumentar a necessidade por vitaminas E, K, D e B12 e cria deficiências de cálcio, magnésio, manganês, molibdênio, cobre, ferro e zinco. E animais alimentados com rações à base de soja experimentaram um aumento de órgãos, particularmente o pâncreas e a glândula tireóide, além de grandes depósitos de ácidos graxos no fígado.

    Leite de soja e alimentos para bebês: os efeitos da soja são ainda piores em se tratando de crianças. Pesquisas nos EUA (onde o consumo de produtos à base de soja já ocorre desde a década de 60) mostram que a exposição diária de crianças a isoflavonas presentes em alimentos voltados para o público infantil era proporcionalmente de 6 a 11 vezes maior que a dose mínima para causar efeitos prejudiciais em adultos consumindo demais alimentos à base de soja.

    Aparentemente 25% das crianças em idade de amamentação nos EUA recebem leite de soja ou leite que contenha uma certa quantidade de soja em sua composição. Pesquisadores americanos estimaram que um bebê alimentado exclusivamente com leite e alimentos contendo soja como ingrediente recebe um equivalente em estrogênio a cinco pílulas anticoncepcionais POR DIA. Em comparação, quase nenhum fitoestrogênio foi detectado em laticínios voltados para crianças ou no leite materno, mesmo quando a mãe consome costumeiramente produtos à base de soja. Portanto, pensem bem antes de trocar o leite de vaca pelo de soja só porque dá cólica no bebê.

    Cientistas, especialmente no Japão, sabem há anos que produtos à base de soja podem causar problemas de tireóide em bebês. Mas quais são os efeitos desses produtos no desenvolvimento hormonal em crianças, tanto meninos quanto meninas?

    Os bebês masculinos passam por um surto de testosterona durante os primeiros meses de vida, quando os níveis ficam equivalentes a de um adulto. Durante esse período, a criança é programada física e mentalmente para exibir as características esperadas na puberdade. Meninos expostos aos fitoestrógenos da soja mostraram índices menores de desenvolvimento físico esperado. Há pesquisadores que até sugerem que a orientação sexual corre o risco de ser influenciada por uma influencia hormonal inesperada.

    O que há de concreto é que dificuldades de aprendizado, especialmente em meninos, atingiram proporções epidêmicas a partir da década de 1970. A introdução da soja na composição de alimentos infantis não pode ser descartada como uma possível causa para esse trágico acontecimento. Cabe lembrar que pesquisas em macacos mostraram que a deficiência de hormônio masculino prejudicava o desenvolvimento da percepção espacial (notoriamente mais desenvolvida em homens) bem como prejudicou a capacidade de aprendizado.

    Já para meninas, um número crescente delas está entrando na puberdade bem mais cedo que o normal, de acordo com estudos pediátricos americanos. Pesquisadores descobriram que 1% das meninas mostrou sinais de puberdade acelerada, tais como o crescimento de seios ou o aparecimento de pelos púbicos, aos TRÊS anos de idade, enquanto 15% das meninas brancas e quase 50% das meninas negras tinham uma ou ambas essas características aos oito anos. O estudo tinha como objetivo associar o frango – carregado de hormônios – com esse desenvolvimento prematuro, mas na verdade concluíram pelos produtos à base de soja mesmo.

    As conseqüências de uma juventude truncada dessa forma são trágicas. Meninas com corpos maduros são obrigadas a lidar com sentimentos e desejos que a maioria delas são incapazes ainda de compreender. E esse desenvolvimento traz consigo ainda uma série de problemas futuros com o sistema reprodutivo, incluindo dificuldade para menstruar, infertilidade e, vejam só, câncer de mama. Diante dessas constatações, Israel, França, Suiça, Austrália e Nova Zelândia recomendaram que se evitasse completamente o consumo de produtos à base de soja pelas crianças.

    Por falar em mama, um colega de trabalho, ciente das paranóias desta que aqui escreve, trouxe uma revista (de saúde) masculina que falava de um militar aposentado que teve sua masculinidade minada por peitos inchados (ginecomastia), perda de pelos e redução na libido, com ereções insatisfatórias, um calvário ligado ao consumo excessivo de soja.

    Esse militar, por ser intolerante à lactose, tomava 3 litros de leite de soja por dia. Quando seu endocrinologista pediu para cortar o consumo desse leite, os níveis de estrógeno voltaram ao normal, e um dos principais desconfortos da ginecomastia – a hipersensibilidade dos mamilos – diminuiu sensivelmente.

    Contudo, ter deixado apenas de tomar o leite não livrou o militar da dificuldade de evitar a soja. Alguns meses depois, os níveis de estrógeno subiram novamente, fazendo ressurgir os efeitos colaterais. O militar descobriu que estava tomando um leite que não era de soja, mas que continha soja em sua fórmula. Deixou de consumir quaisquer produtos que pudessem ter soja, como biscoitos e chocolates, mas as mamas ficaram permanentemente inchadas.

    Tofu: nesse mesmo artigo, há uma outra pesquisa feita na Ásia, feita pelos ingleses, que associou produtos de soja à demência. O intuito da pesquisa era inicialmente comprovar que substâncias similares ao estrógeno protegeriam o cérebro.

    Descobriram que os participantes com mais de 65 anos, grandes consumidores de tofu, tiveram uma incidência de demência e de problemas de memória três vezes maior em relação aos que consumiam moderadamente.

    E os benefícios?

    Nessa hora, quem leu até aqui deve pensar: “Mas, e os benefícios comprovados da soja?”.

    Sim, eles existem. A soja tem grandes propriedades antioxidantes, previne câncer. Os japoneses têm a menor incidência de câncer de mama, útero e de próstata. Sem falar das cápsulas de isoflavona.

    Mas os japoneses, bem como os asiáticos em geral, têm uma incidência muito maior de outros tipos de cânceres, particularmente no esôfago, no estômago, no pâncreas e no fígado (tal qual as experiências com animais citadas aqui). Em asiáticos ao redor do mundo, há também uma grande incidência de câncer na tireóide.

    E mesmo as propriedades anticancerígenas da soja foram obtidas de uma meta-análise de dados feita por institutos de pesquisa fundados ou patrocinados pela indústria da soja.

    A meta-análise é, basicamente, o sumário de resultados de diversas pesquisas científicas sobre o mesmo assunto. O uso da meta-análise para tirar conclusões gerais é fortemente criticada pela comunidade científica. Nem é preciso dizer que esses institutos descartaram diversos estudos que poderiam colocar em dúvida as conclusões desejadas.

    Outro grupo de estudos descartados foi o que constatou que abriu mão da carne para comer carne de soja não contribui necessariamente para a diminuição do colesterol do sangue.

    Quanto ao câncer, uma outra meta-análise conduzida por outro instituto pró-soja não conseguiu uma correlação satisfatória entre o consumo de soja e a incidência de câncer. Ainda assim, a pesquisa concluiu que o consumo de 230 gramas diárias de soja (cientistas japoneses já achavam perigoso consumir mais do que 30 gramas) seria necessário para combater o câncer. Por mais furada que tenha sido essa pesquisa, foi um dos subsídios utilizados pela indústria da soja para sua aprovação da proteína de soja para o consumo humano, junto ao FDA (Food and Drug Association), em 1999.

    Enquanto isso, mulheres consomem soja na crença de que estarão protegias do câncer de mama. Em 1996, pesquisadores descobriram que mulheres que consomem proteína de soja ou produtos contendo a proteína (hoje, 70% de tudo que consumimos) tiveram um aumento considerável na hiperplasia epitelial, uma pré-condição para o câncer. Outro estudo mostrou que a genisteína presente na soja estimula a divisão celular nas células da mama – o que levou os autores a concluir que mulheres não devem consumir justamente os produtos à base de soja para evitar o câncer.

    As isoflavonas na soja comprovadamente combatem os fogachos na menopausa, bem como são uma proteção contra a osteoporose. De fato essa isoflavona, seja em cápsulas ou no tofu, ajuda a combater os desconfortos da menopausa, contudo pode levar aos mesmos problemas de saúde e de carência de vitaminas descritas ao longo desse texto.

    Quanto à osteoporose, a alegação de que a soja nos protege dela também pode ser considerada, no mínimo, discutível, uma vez que os antinutrientes da soja bloqueiam o cálcio e causam deficiência de vitamina D. Se asiáticos (inclusive minha mãe) tem uma incidência menor de osteoporose do que os Ocidentais, é porque a vitamina D é obtida de frutos do mar, gordura animal (especialmente, do porco), enquanto o cálcio vem do caldo de peixe. A razão pela qual os ocidentais tem sofrido cada vez mais com a osteoporose é porque eles substituíram a manteiga pelo óleo de soja. A manteiga é uma tradicional fonte de vitamina D e de outros componentes necessários para a absorção do cálcio.

    E nos homens? Bem, o problema nos homens é mais embaixo. Estudos recentes mostraram que há uma forte associação entre consumo de alimentos de soja e a contagem de espermatozóides nos homens. Além disso, pelo menos outro componente da soja, a deidzeína, faz com que homens produzam menos testosterona, tivessem ereções menos poderosas e passassem por mudanças bioquímicas no tecido peniano que deixaram esse tecido menos elástico e menos capaz de se encher de sangue. Vale lembrar que um dos autores dessa pesquisa veio da China, onde foi constatado que há uma incidência 10% maior de disfunção erétil do que no resto do mundo, apesar de consumirem mais produtos à base da soja fermentada. É de se imaginar o que ocorreria por aqui se o consumo de leite de soja continuar a crescer nos próximos anos (lembrem-se do militar).

    O que fazer?

    Embora longo, esse texto é a ponta do iceberg em relação aos problemas que a soja possa trazer, principalmente quando as pessoas se convencem de que ela é um substituto integral do leite, dos laticínios e da carne.

    Vegetarianos devem estar especialmente atentos para esse perigo, pois é justamente o consumo da carne que minimiza os malefícios presentes nos produtos à base da soja. Um dos riscos que a presença da soja em uma dieta vegetariana é o aumento da incidência da hypospadia em meninos, caracterizada por uma abertura anormal do orifício por onde sai a urina em diferentes locais na parte de baixo do pênis, e mais raramente na bolsa escrotal.

    E porque há aqui muitas citações de pesquisas americanas? Porque lá o consumo de produtos à base de soja já ocorre há pelo menos quarenta anos. Não esperemos uma, duas décadas, para começarmos a notar que os problemas deles com a soja se tornaram nossos também.

    Afinal, a indústria vem convencendo as autoridades sanitárias de que as toxinas eram totalmente removidas industrialmente. Depois, quando perceberam que os processos que obtiveram esse sucesso tinham um custo proibitivo, passaram a alegaram os benefícios dessas substâncias prejudiciais, tal qual fizeram com as cápsulas da isoflavona contra a menopausa.

    Lembramos que, mesmo os asiáticos consumindo majoritariamente produtos fermentados da soja, praticamente livres dos antinutrientes da soja, lá há uma incidência maior de câncer na tireóide, no fígado, no estômago, no esôfago, no pâncreas, além da maior incidência da disfunção erétil

    Aqui consumimos cada vez mais produtos fabricados a partir da proteína de soja, cujos benefícios protéicos são quase nulos e precisam ser complementados com suplementos o mesmo com glutamato monossódico, para cair no gosto do povo, mas que ainda possuem uma grande quantidade de antinutrientes que já mostraram ser responsáveis pelo desenvolvimento precoce e meninas e por desenvolvimento intelectual especialmente em meninos nos EUA.

    E não só fazer mal, mas também podem ser produtos inúteis,tal qual os suplementos feitos com proteína de soja, voltada para atletas. Geralmente são mais baratos que os suplementos à base de whey e de caseína, mas possuem o menor valor biológico, sendo praticamente eliminada pelo corpo na forma de uréia.

    E, por fim, se há essas preocupações com a soja, imaginem quais são os perigos presentes na soja transgênica, cada vez mais presente em nossas lavouras.

    http://sojaverdadesemitos.pbworks.com/w/page/3860915/Benefícios e Malefícios da soja para nossa saúde

  165. 165 Pablo Nascimento

    Que há forte influência das indústrias nos trabalhos científicos não é segredo a ninguém, seja no sentido de enfatizar benefícios da soja ou da proteína animal. Do mesmo modo, não é segredo que haja tendenciosismo em muitas pesquisas no sentido de denegrir oposições. Entretanto, quando há um pronunciamento nosso a respeito de um tema, sejamos ou não pesquisadores, temos de possuir o bom senso de nos abrirmos ao debate, discutirmos as razões que nos levam a uma posição diante posições contrárias. Que há muitos comentários bobos acima, é próprio do fato de nos encontrarmos em um site que incorpora tanto posições acadêmicas, leigas e/ou lero-leros. PORÉM, O MAIS SURPREENDENTE NESTE POLÊMICO ARTIGO DE SUZETE ENCONTRA-SE NO FATO DE A AUTORA LANÇAR GASOLINA SOBRE O FOGO E, AO SER CONTINUAMENTE (E SERIAMENTE!!!) INQUIRIDA A DEBATER, TOMAR AO INVÉS UMA POSIÇÃO TOTALMENTE DIVERSA E TÍPICA APENAS DAQUELES QUE OU SE MANIFESTAM “DA BOCA PRA FORA” EM NOME DE ALGUMA ESPÉCIE DE NARCISISMO OU, O QUE É PIOR, POR FALTA DE CARÁTER. SUZETE: HÁ DEZENAS DE PESSOAS QUE SE GASTARAM EM LER SEU ARTIGO, SE INTERESSARAM POR SUA POSIÇÃO E PELA DE OUTROS, E JUSTAMENTE VOCÊ – A AUTORA!!!! – COVARDE E IGNORANTEMENTE SE CALA??

  166. 166 Camila

    Não como nenhum tipo de carne animal a 7 anos e pelo menos 3 vezes na semana consumo proteína de soja, não tive nenhum problema de saúde relacionado ao consumo de soja, nem meus filhos e meu marido que tb consomem, muito pelo contrário, quando eu comia carne animal eu tinha anemia frequentemente, depois que virei ovolactovegetariana nunca mais tive anemia, nem mesmo na gravidez.
    Não é porcausa de uma redação, feita so achismo de uma pessoa que vem aqui falar sem embasamento científico, que eu vou deixar de consumir soja. É só pesquisar na internet e em revistas sobre o assunto que vcs vão ver a quantidade de pessoas com conhecimento na área que falam sobre os benefícios do consumo da soja.

  167. 167 Denizeti

    eita povo que gosta de polemica, vamos ao que diz o LIVRO DOS LIVROS = A BIBLIA

    ao teor de João 8:32 ” Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ”

    ao teor de Levítico 11:1-47
    “…11:2 – são estes os animais que comereis…
    … 11:4 – Destes, porém, não comereis…
    … 11:7 – Também o porco… este vos será imundo…
    11:8 – … da sua carne não comereis…

    enfim diz um a um basta ler pesquisar e tomar consciência, afinal somos livres, temos livre arbitrio, mas também conhecemos a Lei da ação e reação, da plantação e da colheita.

    A Lei nada mais é que o limite imposto para termos onde trilhar sem invadir ou ser invadido já a PROMESSA essa sobrepõe a Lei, vem do Criador e é dada de graça, façamos nossa parte e tomemos posse das PROMESSAS e vivamos felizes, com respeito mútuo, especialmente a natureza e as criaturas de Deus.

  168. 168 Angelo

    Olha, eu quero dizer que essa de soja fazer mal para mim não existe. Afinal de contas você não come apenas isso. Eu, por exemplo, saí dos meus 98 quilos e desci para 69 quilos usando soja como substituto da carne complenentando minha dieta com suplementos de vitaminas e minerais. E foi graças a ela que eliminei alguns problemas que tinha na época. Problemas, os quais, médicos não sabiam como tratar. Desde então, esse grão passou a fazer parte da minha dieta. Como proteína animal, sim. Quem é que resiste? Lá de vez em quando é bem vindo. Agora, depois de ler e saber que os chineses já cultivavam e consumiam esse grão há 3.100 anos AC e conhecer os benefícios que esse alimento traz à saúde,caio acidentalmente aqui e… fica difícil de acreditar. Tadinho dos chineses, não?! Que eu saiba, eles, por não aderirem os hábitos alimentares ocidentais e manterem sua cultura milenar, os fazem envelhecer com muita saúde e vitalidade. Nós é que temos de seguir o exemplo. Abraços!

  169. 169 johny

    Qual o problema com a soda caustica? Ela é usada para curtir batatas em Okinawa e lá a expectativa de vida é a maior no mundo!

    Balela sensacionalista do site.

  170. 170 Thiago

    Pior artigo pseudo-informativo sobre Soja que já li na internet!!! Certamente escrito por uma pessoa completamente desinformada e desorientada. Ainda bem que a Sara Martins (Embrapa) apareceu a tempo.

    Obrigado Sara Martins

  171. 171 Al

    Mas abram o olho, neste País tudo é escondido, não veem o que faziam com o leite?
    O pior é na guerra.. quero ver como ficaria?

  172. 172 irineu

    bom dia caros leitores venho por meio desta já de ante mão avisar p/não me criticar eu nunca foi ao colégio aprendi a ler escrever com amigos quando tinha 18 anos da para quebra o galho eu nasci numa cidade da colonia muito pobre que eu passava fome e muitas vezes ia na baia dos animais e la eu matava fome comendo todo tipo de ração animal que vocês possa e não possa imaginar e o item que mais tinha era abases de soja lembrando que eu era escravo naquela fazenda de propriedade do senhor de nome sr viera ou cabo viera esposo de dona ernanda viera eu comia aipim cru milho verde cru e por ai vai tudo para não morrer de fome e chegar onde cheguei ojé sou casado tenho trés filhos um já esta na faculdade fazendo medina e hoje como o que eu quero não passo mais fome eu e os meus filhos sempre comemos produtos que vem da soja e lembrado que carne de soja ou qualquer alimento em abundancia sem mistura enfraquece os ossos por exemplo animais tratados com soja fica muito gordo e com o ossos fracos porque só come soja mas desse a eles um pouco de capim e milho e caminhar algumas horas no curral não teriam este problema e não coma a vontade carne de soja mas com moderação eu como carne de soja ha trés anos todos os dias em jejum pois tenho diabete e me sinto jovem e forte mas somente uma vez por dia

  173. 173 Cris

    eu pesquisei na internet… achei no site da Sonia Hirst, a quem eu respeito e admiro muito..
    leiam e tomem suas conclusões… é baseado em várias pesquisas
    todas elas dizendo que a carne de soja, leite de soja… etc.. são um veneno para nosso organismo…

    leiam: http://correcotia.com/soja/soja01.html

  174. 174 Patricia

    Caí nesta página, por acaso.
    Não acredito que li esta publicação. (rs)

    É nestas situações que entendo a liberdade da internet nociva.
    Nunca li uma coisa tão sem noção! O pior é que a página ainda tem a ousadia de se intitular “Medicina”.

    Pelo amor de Deus! Nem sua linguagem e clinica! Se tem alguma graduação na área de saude (eu duvido), não aprendeu nem a escrever. E outra coisa, qual seu embasamento cientifico (sabe o que é?) pra declarar isto?
    Poste os links dos “artigos cientificos” (e não sites de internet como o seu) que comprovem sua publicação.

  175. 175 Daniela

    Irineu

    Muito comovente seu relato inicial. Mas… Como “escravo”(?) vc usa frases muito bem montadas. “Coma com moderação”, “Alimentos em abundância”.
    Resolve ne, meu amigo? Não colou, messsssssmo! kkkkkkkkkkkk

  176. 176 Sueli

    Adoro carne de soja, sempre comi e me sinto muito bem !!

    É o que vai ter de almoço hoje: abobrinha com proteína de soja texturizada picadinha e outros legumetes,

    hunmm alguém está servido ??

  177. 177 Joseli

    A FORMA COMO A MAIORIA DOS OS LEITORES AGREDIRAM A AUTORA ME DEIXA TRISTE. AMAR E RESPEITAR OS ANIMAIS É MARAVILHOSO, PRINCIPALMENTE PORQUE TAMBÉM SOMOS ANIMAIS. É POSSÍVEL CONTESTAR SEM AGREDIR, ISSO É UMA FACULDADE HUMANA.

    PAZ!!!!

  178. 178 FELIX

    DEFENDENDO A SUZETÃO:

    A CARA SUZETE ESQUECEU DE DIZER QUE A SOJA E DERIVADOS É UM PRODUTO EXCLUSIVAMENTE PARA USO TÓPICO, ELE NÃO DEVE SER ADMINISTRADO POR QUALQUER OUTRA VIA DE ADMINISTRAÇÃO.
    EVITAR A INALAÇÃO E O CONTATO COM A PELE E OS OLHOS.
    O CONTATO DIRETO DE PESSOAS, PRINCIPALMENTE DE CRIANÇAS, COM PESSOA CONSUMIDORAS DE SOJA, DEVE SER EVITADO ATÉ QUE A PESSOA ESTEJA COMPLETAMENTE SECA, DO CONTRÁRIO PODE SE TRANSFORMAR EM UM TENEBRIO!
    ISSO NÃO É TENEBROSO!

  179. 179 Linda

    Cadê a Suzete, fugiu?

  180. 180 Vaner

    Meu Deus!

    É um absurdo o que esta Suzete diz, principalmente por se dizer uma Naturopata. Deve ser autodidata no assunto e pior, deve ter estudado pela internet.
    Aos vegetarianos de plantão, o maior problema a enfrentar quando paramos de ingerir carne é a falta de vitamina B12 e não a da proteína. A proteína pode ser absorvida em diversos alimentos, inclusive a soja. Uma ótima fonte de B12 é a Spirulina.

    Um bom tema para um debate seria sobre soja transgênica, pois ela é mais resistente as pragas, portanto utiliza 80% menos agrotóxicos. O que é melhor, consumir a soja normal com 80% mais agrotóxicos ou a transgênica?

  181. 181 Renato

    Com todo respeito Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Precisamos de ciência e seriedade nos sites e blogs. Emitir opinião não é uma questão de diversão e passa tempo. A internet tem a possibilidade de mostrar ciência e M.
    Chega de charlatanismo, estudem para emitir opiniões tão sérias.

  182. 182 Claudio Bulgarelli

    “A VERDADE DÓI…Existe um vídeo PROIBIDO no Brasil mas que postei no (ARES…A CARNE É FRACA) onde cientistas com formação sim…mas não corrúptos mostram a verdade sobre este comércio extremamente lucrativo.
    .Nem vou comentar…por favor ASSISTAM AO VIDEO e após decidam se aos olhos do Governo somos tratados como:
    SERES HUMANOS
    ou
    SERES CONSUMIDORES.” CRB

  183. 183 Maria Luiza

    Bom pessoal, estava procurando algumas receitas de soja, quando me deparei com tal site.Sou diabética e hipertensa e isto foi por comer carnes bovinas,porco,frango,etc,provocando stress e depressão.Como minha diabetes esta muito alta,resolvi variar com a ajuda também de uma nutricionista.Faço a carne de soja e acho excelente,minha irmã mais velha consome já faz 30 anos,fora o leite dos grãos de soja feito em casa que é uma delicia e muito leve,enfim estou reaprendendo a me alimentar bem e saudavelmente.Tiro o chapéu para os orientais,que já a consomem há muito tempo.Li todos os comentários e não vi a que originou a discussão se defender.Concordo com as pessoas academicas que deram detalhes especificos e principalmente com uma da UNICAMP, pois esta universidade é referencia para o mundo todo,assim não preciso de mais nenhuma opinião.abçs a todos. e bom apetite saudavel.

  184. 184 Agnes

    Que lixo de materia! A pessoa que escreveu isso, tá muito mal informada e mal intencionada em falar essas coisas, não sabe de nada, vai estudar um pouquinho vai. Comendo qualquer tipo de carne que você vai contrair doenças das articulações como o reumatismo, artrite, artrose, etc.. Sem falar que a carne é podreee que nojo, pedaços de cadáveres, que começam a entrar em decomposição assim que o animal é morto (pobrezinho), igual nós quando morremos.

  185. 185 Nutricionista

    Boa tarde a todos,

    Sou nutricionista a muitos anos e frequentemente ofereço a soja texturizada a meus pacientes que não consomem carne, pelo alto valor biológico.
    Não defendo nem a carne, nem a soja, poisambas em consumo excessivo, causam problemas.
    O ideal, independente para quem consome carne ou soja é que se alimente adequadamente, com uma dieta balanceada suprindo todas as necessidades nutricionais do organismo humano.
    Inclusive a água se tomado em uma grande quantidade, faz sobrecarregar os rins.
    A carne está ai e a soja também para serem consumidas adequadamente.
    Se pensarmos em cada detalhe ruim da alimentação, deveriamos ter uma horta orgânica em nossos quintais, com água direto da mina e utilizar apenas insumos orgãnicos, plantar e processar vegetais, hortaliças, soja… quero ver tentar fazer a texturizada plantando em casa! Você pode até criar um boizinho para fazer um bifinho no almoço, mas e se ele adoecer? Você não vai dar nenhuma vacina no seu bichano?
    Pensem bem antes de causarem tanta polêmica em cima de um assunto, procurem profissionais habilitados (de preferência que tenham estudado, e não apenas cursinhos como a Srta. Suzete).
    Ao invés de tentar se informar pela internet que tem muito lixo, perguntem a um profissional, pague uma consulta se necessário, gastamos tanto dinheiro em besteiras que ficam largadas em casa e não queremos gastar (investir) dinheiro em nossa saúde e ter boas informações.
    Abraços.

  186. 186 karine

    Oi minha gente tanta igonorancia.
    Soja so traz beneficio, a carne vermelha e para deixar de lado, varios estudos ja comprovaram que o consumo de carne esta relaccionado com o cancer….
    Meu Deus alimento vegetal é sempre mais saudável

  187. 187 Jose Peralta

    A Suzete é muito gostosa, ela dá o cú e deixa gozar na boca.

  188. 188 Jose Peralta

    Vamos parar de falar mal da Suzete…. nunca comi buceta mais gostosa do que a dela.

  189. 189 Karen Laissa

    Chega ser ate ridiculo um post desse tipo.
    Essa senhora deve ter uma fazenda e deve ser a favor de sacrificios de inocentes, ela deve gostar de consumir cadaver.
    Eu sinto muito, e nao vou mudar minha alimentaçao saudavel por causa de um post chulo.

  190. 190 sergio ferraz

    gente da epoca da vovó, se comia carne vermelha , porco e tudo frito com gordura animal( porco) e nao havia nenhuma doença como as de hoje. isso porque os animais eram criados com capim , milho, cana etc… acho que o que faz mal hoje sao as raçoes dadas a esses animais que nascem e em 5meses estao pronto pro abate. quanto ao oleo tem sim algumas substancias que fazem mal , mas isso se resolve facil com oleo de girassol , canola. a carne de soja pelo que conheço e mas uma invençao de iludir a quem ja tem uma ma ideia da carne vermelha sao oportunistas.soda caustica e exagero pois mata.ja vi soda caustica na ambev pra lavar garrafas, em sabao em pó. mas a soja hoje em dia tem um refino de ultima geraçao e mal nao faz a nos mortais

  191. 191 caramela

    boa tarde, eu acho uma total inrresponsabilidade da parte do responsavel do site admitir tais abusos linguiesticos,as pessoas veêm ao site para pesquisar sobre a soja, ou o que quer que seja, e depara-se com esta gente mal Formada, que aproveita o site para dizer obsenidades, burriçes palavroes, e tudo o mais que não interessa, falem serio, preocupem-se em ser gente e a ter qualidade de vida. O assunto que era a “soja”, ficou por exclareçer.
    Obrigado……..

  192. 192 Junior

    Pessoal,

    Eu como carne de qualquer tipo. Ultimamente passei a consumir carne de soja e a soja em grãos na salada. Sem nenhum esforço, percebi que meu peso diminuiu. Outros benefícios que são citados como derivados de Soja também foam sentidos.

    Sinceramente não sei qual a intenção da criadora dessa matéria, nem de onde ela tirou isso!

  193. 193 Ja sei

    Ja descobri..
    Essa tal Suzete Barreto acha que pode curar as pessoas pela Iris.. escreveu livro e tudo..

    Para uma formada em “charlatanismo”, a historia sa soja é o de menos…rs

  194. 194 Felipe

    Meu Deus…quanta baboseira. Caramba Dna. Suzete, quanta informação errônea…Sou engenheiro de alimentos e, como vegetariano a 12 anos, digo que a Sra. está completamente enganada. Acho que, com certeza, precisa estudar, se informar e pesquisar muuuuito antes de influenciar pessoas como vem fazendo.

  195. 195 susan

    não tem mais o que fazer não???? vai estudar e se informar.

  196. 196 fernanda

    a doença quando quer vir vem seja o que for que se coma principalmente se é natural eu já comi fubá mufado e com caganitas de rato no tempo da guerra não havia outra coisa para comer e estou com 77anos com perfeita saúde

  197. 197 Gloria

    kkkkkkkkkkkkkk
    eu tbém deixei de
    comer carne animal
    e optei pela carne de
    soja e qdo li seu post
    fiquei morrendo de medo
    de estar fazendo uma besteirama
    pq.na vdde ñ entendo nadica de nada
    mesmo sobre isso.Mas uma coisa é certa:
    Desenformada ficou stranhooooo hein….

  198. 198 julianacfl

    Nunca vi nenhum médico ou nutricionista falando mal de soja, nem outro site. Desculpa mas, preciso de alguma coisa que fundamente essas suas informações.

  199. 199 Faby

    Tudo errado!
    Uma matéria de cunho científico que não traz seus fundamentos, bibliografia…
    Pessoas grosseiras fazendo comentários ofensivos…
    Matéria com ofensas ao bom Português…
    Meu Deus, comentários sobre os erros ortográficos da autora da matéria COM ERROS ORTOGRÁFICOS!!!!
    Poucos comentários procuram esclarecer alguma coisa, como o da Sara Martins, Daisy e Tatianna (mas ainda aguardamos ansiosos o pronunciamento da Sra. Suzete).

    Conclusões:
    * internet tem muita bobagem;
    * MOBRAL faz falta;
    * maldita inclusão digital;
    * soja e carne são prejudiciais à saúde;
    * é possível enxergar sem óculos, mesmo com grau elevado (a Suzete tem um curso para isso).

    Abs.

  200. 200 Andreni

    Boa noite,passei aqui vi esta conversa e não pude deixar de colaborar também.
    Sou vegetariana e como todos os derivados da soja,já fui carnívora e falo pra vocês que minha vida melhorou muito.
    O presente século que nós vivemos não dá mais pra comermos carne de espécie alguma,os animais estão crescendo a base de hormônio;e as meninas estão adquirindo seios muito rápido.E o meninos,estão ficando afeminados.
    Querida SUZETE só lembrando que tudo que comemos com intemperança faz mal pra nossa saúde,e se você quer comer uma soja hoje;coma um glúten amanhã.
    Eu faço uma conserva vegetariana maravilhosa,e nós temos que inventar;só não venha falar que carne bovina é melhor que os derivados da soja que eu descordo plenamente de você.
    A mesma vitamina que é a B12 encontrada na carne você encontra na castanha do pará,na noz.Beijos e estude mais!

  201. 201 Luis Fraga

    GENTE, QUANDO A SUZETE FALA : PROFISSIONAIS DESENFORMADOS, SERÁ QUE ESTÁ SE REFIRINDO AOS PADEIROS? POIS DESENFORMAR NADA MAIS É QUE TIRAR ALGO DA FORMA!

    SERÁ QUE ELA SABE PORQUE CABRITO FAZ COCO REDONDINHO? POR QUE SE ELA NÃO ENTENDER DE MERDA NÃO VENHA FALAR DE SÓJA!!

  202. 202 Bia

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Luis, acho que é isso mesmo!

    Essa mulher ou é mto criativa colocando soda num óleo que na verdade é extraido especificamente com HEXANA ou então ela mto “desenformada” tbm!!

    Essa Suzete maluca que se diz Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais e autora de livro (Cuide de Seus Olhos) que nem sabemos se existe de fato deveria se “enformar”, fazer um curso de graduação em uma faculdade bem conceituada e tomar vergonha na cara.

    Com certeza ela não terá coragem de se manifestar, vamos parar de perder nosso tempo. O nome dela já está devidamente divulgado para que qualquer que pessoa que precisar de um naturopata, iridólogo etc não a procure. Pois é no mínimo incompetente.

  203. 203 Guilherme

    É claro que isso não é verdade. A soja faz muito bem a saúde, só não deve ser consumida em grande excesso.

  204. 204 Anonimous

    Também não acredito que estejam colocando soda caustica no óleo de soja, além do mais, óleo de soja já está a anos no mercado, as pessoas consomem em grande quantidade e até agora não foi manifestado algum problema em relação a isso (soda caústica no óleo de soja). A soja realmente tem elementos que prejudicam a absorção de alguns nutrientes, e causam desconforto gastrointestinal, mas se feita da forma correta, esses componentes se dissipam, a EMPRABA pesquisa a soja há anos e sempre surgem novidades, no próprio site eles ensinam como neutralizar as substâncias maléficas existentes na soja. Ao meu ver o problema maior está nos hormônios, pois a soja, assim como alguns grãos e sementes (linhaça dourada germinada, por exemplo), possuem componentes que interferem na parte hormonal, quando eu consumia leite de soja diariamente eu realmente percebia alguma alteração no corpo (influenciada pela parte hormonal). Para aqueles que possuem várias dúvidas e ficaram com medo desse artigo, por favor se informem mais no site da EMBRAPA SOJA http://www.cnpso.embrapa.br/, explorem o site e qualquer dúvida que tenham, entrem em contato com a EMBRAPA, eu confio muito mais na EMBRAPA do que no artigo desse site. Qualquer alimento pode ser maléfico dependendo da dose e forma de consumo, até mesmo água, tudo é relativo, a forma de preparo, a origem do alimento, podem influenciar nos benefícios e malefícios que ele provém. E não é só a soja que possui componentes, que prejudicam na absorção de certos nutrientes, o café, alguns chás, os refrigerantes cola, dentre outros, também prejudicam, por isso devemos sempre nos atentar para a quantidade e o horário de consumo após a refeição.

  205. 205 ANDRÉ

    ESTE POST É TENDENCIOSO, PORÉM NÃO IGNORE E SIM DUVIDE E REFLITA SOBRE O ASSUNTO E RESUMINDO… NENHUM PRODUTO INDUSTRIALIZADO É JUSTO, VEM DE UMA HIERARQUIA DE EXPLORAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE NÃO É SAUDÁVEL.
    OBS: ENCONTREI OBSERVAÇÕES MAIS INTELIGENTES NOS COMENTÁRIOS.

  206. 206 cleide

    A minha opinião quanto a carne de soja eu não tenho,mas eu acho que muitos aí não sabem de nada.mas deveriam praticar mais o português…DESCULPEM!!!!!

  207. 207 lery

    Gente!!!!, que loucura estava pesquisando sobre a proteina da soja e leio barbaridades, fiquei pasma quando comecei a lêr o que a Suzete deixou no site, mas errar é humano, desde que seja a primeira vez,neste caso se persistir no erro já é burrice viu AMIGA!!!! Aos demais que massacrê com Srta Suzete, mas ela deveria estudar mais, antes de soltar esta, naum é msm.

  208. 208 Flávio

    Nossa quanto desrespeito ao ser humano.

    Estava procurando onde encontrar soja para comprar em São Paulo, e me deparo com esse site.
    Nada contra a autora do texto. Ela apenas mostrou sua opinião, embora sem dados que comprovem o que ela disse, é APENAS A OPINIÃO DELA.
    Isso não da o direito de ninguem vir aqui ofender ao próximo, tanto por erros de portugues quanto por opiniões.

    Quem quiser obter informações que procure profissionais e não informações da internet onde as pessoas expressam livremente suas opiniões.

    Enfim, acho que essa página deveria ser tirada do ar, não somente pelo conteudo, mais sim pelo desrespeito a uma pessoa.

  209. 209 tiago gabriel

    gente eu sei a verdade sobre a soja…

    na verdade quem ingeriu a soja em nossos abtos alimentares forao o iluminates que depois de processada eles adicionao produtos quimicos as proteinas que nos farao virar zumbis assim eles poderao dominar a terra…

    ta é idiota mais é bem mais convincente que o comentario ridiculo da suzete ….ai tenha serteza do que fala garota depois coloca na rede…

  210. 210 CLEIDE

    gnt,vc´s estão dando muita importância pra essa tal de
    Suzete aí,ela deve esta se sentindo o máximo!!!!mesmo sendo
    ridiculo o que ela escreveu sobre soja !!!!
    mais algum de vc´s querem uma receita que leva soja?
    eu sei de cada uma que dá agua na boca!!!bjs

  211. 211 CLEIDE

    E quem disse soja é carne em pessoal?
    soja é um vegetal e chega de tanta confusão….

  212. 212 Sandra

    Affff,quanta besteira!!!!!!!!!a soja é otima.

  213. 213 Bah

    Bahhhhh
    Qta besteira!!!!!!!!

  214. 214 Solange

    A SOJA é tão perigosa principalmente para os bebês, quando as MÃES NÃO AMAMENTAM. Sei de casos que o bebê só tomava mamadeira de “leite de soja” ou seja 100% de sua alimentação. É um perigo para disfunção hormonal do homem POR CONTER ISOFLAVONAS que atuam como o ESTROGÊNIO o hormônio feminino. E se for dada para bebê do sexo feminino ANTECIPA O SEU CICLO MENSTRUAL. É HORRÍVEL!
    VEJAM:
    BOA SORTE A QUEM SÓ COME SOJA!

  215. 215 Solange

    LEIO todos os rótulos dos alimentos porque também tem “SOJA OCULTA” em muitos alimentos industrializados. Eu não estou comprando NEM RAÇÃO PARA O MEU CÃO QUE CONTENHA SOJA (DE JEITO NENHUM).
    Aconselho a lerem os rótulos, EXIGIREM das INDÚSTRIAS COLOCAÇÃO DE LETRAS MAIORES NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS. PARAR DE FAZER RÓTULOS COLORIDOS DEMAIS, CHEIOS DE INFORMAÇÕES IMPRESTÁVEIS, ENQUANTO QUE AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES OMITEM, não informam. Afff.

  216. 216 Solange
  217. 217 Tássia

    Hhahha, meu Deus, mas que absurdo, to me formando em nutrição e não existe nenhum estudo que comprove oq ela falou, a gente ver cada coisa na internet. Boa sorte pra essa louca rs

  218. 218 Diego

    Antes de falar besteira é preciso ter fundamento dona Suzete. Depois do texto que você escreveu eu fui lendo os comentarios das pessoas, aguardei uma posição sua e para a minha surpresa eu achei. Quando li eu pude perceber que alem de falta de fundamento você também não tem aducação. Como carne de soja a 11 anos e minha saúde é ótima. Deix um alerta aos caros leitores que ao verem um comentario sen referências não acreditem, vamos pesquisar e tirar nossas conclusões.

  219. 219 ana

    SRA ROSÂNGELA_____ACUPUNTURA É ATO MÉDICO!!! NÃO É PARA CURIOSOS.

  220. 220 Igo

    Querem sinceridade e seriedade? Procurem um profissional com formação em Nutrição para sanar-lhes as dúvidas a cerca da carne de soja ou de outros alimentos. #FICADICA

  221. 221 Joao

    Estas pessoas que falam mal destes alimentos deveriam buscar mais informações. Um dos programas que mais assisto e procuro não perder é o Globo Rural. Outro dia vi uma reportagem sobre o nível de stress dos animais antes de serem abatidos. É como se eles soubessem os seus destinos daqui a alguns minutos e pasmem, todo aquele nivel de stress se transforma em elementos ruins, que ficam impregnados na carne do animal e que nada como uma boa dose de temperos achamos deliciosos e mandamos para o nosso organismo. Alguem já comeu ou se arriscou a comer carnes sem tempero?Que delicia que é né…..para não falar outra coisa.

  222. 222 Adilia Germana Hohagen

    Eu consumo Soja há muitos anos,eu amo a soja e meu pai viveu com muita saúde até o fim de sua vida,adoro fazer a minha soja e para tirar o cheiro forte eu coloco limão,como muita gente coloca no frango para tirar o cheiro forte,assim fazemos no peixe,eu amo tudo que é natural,a carne vermelha não entra no meu cardapio,pela minha saúde e pelo abate dos animais.Se a soja fosse tão ruim nem poderia existir.Detalhe :eu não tive MENOPAUSA!!!!minha idade? Faço 68 em abril de 2013!

  223. 223 nilton candido

    Quem esta com a razão ,não sei so sei que vocês não deve brincar com a saúde dos outros na net todo mundo e um pouco medico cientista bla bla na real todos vocês manifestaram ,na verdade não sei quem e quem se realmente sabe sobre o assunto o melhor e procurar um medico que realmente sabe sobre o assunto na net tem muita gente que se faz de medico e nada sabe sobre o assunto nao aceita esses comentarios assima como ponto final procura onrientar com um proficional do assunto ignorando tudo acima blz..

  224. 224 Caroline

    Bem ,o que eu vejo aqui ,um site não confiável cheio de pessoas mal educada que somente querem insultar uns aos outros,eu por pessoas assim que o mundo esta desse jeito,por favor um pouco de respeito não faz mal a ninguém,ao contrario deixa tudo melhor,tentem não ser tao desbocados e mal educados .

  225. 225 DESBOCADO

    brasileiro não sabe nem VOTAR imagina só se alimentar !!

  226. 226 shirlei

    Para quem curte carne de soja tem uma maneira simples e saborosa.Apos hidratar refogue com oleo de azeite alho cebola sal azeitona coentro e bastante LIMAO….Fica uma delicia…Eu e o meu esposo adoramos.

  227. 227 Dirlei

    Shirlei,obrigada pela dica…

  228. 228 Angelica

    quantas informação é de deixar agente sem noção,mas eu acho que a soja não faz mal nem um as pessoas,pra mim na minha opinião comecei a comer agora,mas não tive nenhum problema com ela é um pouco sem gosto mas acrescento alguns ingredientes e fica gostoso.

  229. 229 Forasteira

    O importante é ser livre, é comer qualquer coisa sem medo.
    Afinal, o próprio Deus nos liberou para comermos de tudo o que se move, como diz em:
    Gênesis 9.3,4 = Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; assim como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora.
    Carne, porém com a sua vida, isto é, com o seu sangue, não comereis.
    E Jesus reforça em:
    Marcos 7.18-23 = Então lhes disse: Assim vós também não entendeis? não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,
    porque não lhe entra no coração, mas no ventre e sai para lugar escuso? E, assim, considerou Ele puro todos os alimentos.
    E dizia: o que sai do homem, isso é o que contamina.
    Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,
    a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfemia, a soberba, a loucura.
    Ora, todos esses males vem de dentro e contaminam o homem.
    E o apóstolo Paulo diz em:
    1 Timóteo 4.4,5 = pois tudo o que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável,
    porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.

    mas para que voce seja completamente livre, é preciso conhecer A VERDADE, porque se existissem muitas verdades, Deus seria mentiroso. Mas como está escrito:
    Romanos 3.4 = De maneira nenhuma, seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito:
    Para seres justificados nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.
    E ainda:
    João 8.32 = e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

    Ou seja, voce precisa nascer de novo, nascer da vontade de Deus; pois quando voce nasce neste mundo, é da vontade da carne ou de seus pais; precisa reconhecer que é pecador, separado de Deus, que não é bom, que não pode agradar a Deus por si só e que não é filho de Deus. Mas JESUS E O FILHO DE DEUS, e através Dele podemos nos tornar filhos de Deus, nascemos da vontade de Deus, são perdoados os nossos pecados, somos reconciliados com Deus e podemos agradá-lo, mas somente através de JESUS, pelo que Ele fez na cruz, e porque ELE FOI O ÚNICO QUE RESSUSSITOU E VIVE PARA SENPRE, e pelos seus ensinamentos.
    Então para ser livre, é preciso crer nisso, e se tornar uma nova criatura, conhecer a palavra verdadeira e permanecer nela até o fim.

    João 3.35,36 = O Pai ama ao Filho e todas as coisas tem confiado às suas mãos.
    Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho, não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

  230. 230 grasiely

    minha amiga se voce for deixar de comer tudo o que e industrializado por causa do processo, então vai pro cemiterio e se enterra porque voce não vai comer mais nada…..!

  231. 231 marli

    eh Suzete!!kkk fikei até com dozinha da suzete… e chorei de rir com o master.. matou a pau, com seu comentário.. o dia de hoje foi cheio mas no fim , ri muito pra compensar..será que a suzete deduziu tudo sobre soja ou será que sonhou ?

  232. 232 Camilla

    Fale também sobre a verdade por trás do leite. Que TAMBÉM pode causar todas essas doenças e também rouba o cálcio do corpo, apesar da ironia.

  233. 233 Dean

    Fiquei realmente surpreso quanto a essas informações sobre carne de soja, mais especificamente sobre o efeito da soja no organismo. Não sou vegetariano, aliás, adoro carne e como ao menos uma porção por dia. Adotei a carne de soja para variar um pouco meu cardápio e, com relação a gosto e satisfação, a carne de soja não deixa a desejar. Após ler essas informações sobre as consequências da soja, fui pesquisar e realmente constatei que essas informações procedem, existem estudos científicos sobre isso atualmente, inclusive. Contudo, acho que para tudo na vida é necessário adotar um meio termo, e isso não seria diferente com a soja. É só comer com bom senso. Até feijão e arroz, se você exagerar, vai acabar, de um jeito ou de outro, não fazendo bem. Então acho que é isso e que essa é a chave para uma alimentação saudável e também, por que não, de uma reeducação alimentar ou dieta (para os que querem perder um pouco barriga) que dá certo: comer de tudo com bom senso. Ninguém precisa se privar de nada, se comer com bom senso.

  234. 234 lucy

    qto besteirol gente…..do inicio ao fim!!!!!!!!

  235. 235 lucy

    os besteirol da suzete,que deve achar ser conhecedora nutricional e esses relatos chulos…

  236. 236 Verginia

    Suzete, vc falou um monte de asneira e sumiu! Se vc soubesse mesmo o que está falando teria “defendido” sua postagem…é muita bobagem pra estar rolando na net, se vc tivesse vergonha já teria excluído essa página!

  237. 237 Marcia

    Parabéns Suzete.

    Realmente a soja é uma bosta cientificamente comprovada. Pelo que vejo tem alguns aqui no site que trabalham com soja então é claro que não vão falar mal desse produto “maravilhoso”. Soja além de conter antinutrientes como o ácido fítico que não é reduzido com o processo de molho nem cozimento, reduz drásticamente os níveis de testosterona em homens e mulheres, podendo causar infertilidade. Meninas que comem soja vão menstruar antes do tempo e meninos sofrerão com baixos níveis de testosterona no sangue. Resumindo a soja não serve nem para alimentar gado! E para os acham que ver vegetariano estrito é ser magrelo, fraco e transparente eu sou a prova viva que isso é uma grande mentira. Pois sou atleta de levantamento de pesos e acredito que a minha barriga de tanquinho faça muita inveja para muitos(as) que acham que vegetarianos são fracos, magrelos e transparentes! Para os desinformados sofre os infinitos problemas que a soja trás a nossa saúde procurem por artigos em inglês (se souberem ler), pois vão encontrar muita coisa que neste país não nos informam.

  238. 238 marcelo

    Agora sabemos que a soda é utilizado para tirar o mau-cheiro , visto o que aconteceu com Ades… mania de brasileiros formados em Universidade de quinta, que trabalhão em órgãos manipulados e com forte lobbys multinacionais nos órgãos fiscalizadores e governamentais , não realizarem seus próprios experimentos, ficamos a merce da manipulação de outro países… e sempre somos os últimos a proibirem medicamento e produtos químicos banidos no mundo!! Bando de cientistas de merdas, o pior burro é aquele que pensa que é esperto…

  239. 239 Carlos

    Já observei diversos comentários, do científico ao gozador, mas o mais interessante seria pesquisar melhor o assunto e visitar uma fábrica onde se produz carne de soja e também consultar diversos profissionais para elucidar as várias dúvidas existentes.
    Um abraço a todos!!!

  240. 240 Luciana

    Eita, texto! Quatro anos de polêmica..
    Gosto dos textos do Dr. Eric Slywitch a respeito de alimentação vegetariana (inclusive soja e derivados) porque ele, ao contrário da autora do texto, utiliza largamente citação de dados científicos consistentes.
    Inclusive sei através dele a existência de todos os aminoácidos essenciais ao ser humano na alimentação vegetariana BEM BALANCEADA, sendo desnecessário a utilização de substitutos protéicos da carne animal. Pessoalmente, creio que isso funciona mais como um tipo de “auxiliar de transição” para os que optam por retirá-la (carne animal) da alimentação.
    Uso a PTS com pouca frequência aqui em casa e é apenas para dar a consistência adequada a certos pratos. A única orientação que eu burlava mas, devido à questão da soda cáustica, voltarei a aderir é lavar a PTS antes de cozinhar. Eu a colocava direto na panela porque assim dava para controlar melhor a textura. Quando eu lavava a PTS antes de cozinhar a consistência dela ficava mole demais pro meu gosto.
    Uma coisa que me incomodou deveras sobre a PTS da marca que uso é que o fabricante só informa que a soja utilizada é transgênica na embalagem de dentro. Na de fora não há informação; ou seja, você só fica sabendo que está comendo transgênico depois de pagar e abrir a caixa. Estou falando daquela PTS da caixa marrom, muito comum em qualquer supermercado.

  241. 241 Aline

    Agora uma pergunta…
    A soja não é utilizada como trato aos animais que irão para o frigorifico? Ela não é utilizada para a carne ficar macia e os ossos mais frágeis?
    Desculpe se estou errada, e por favor corrijam.

  242. 242 adriana moch

    Ri muito lendo esta matéria e fiquei em dúvida, o q será uma pessoa ‘DESENFORMADA’ ??? estaria fora de forma??? kkkkkk

  243. 243 Iuri Palma

    Sou totalmente contra a crueldade com os animais não humanos.

    Acredito que ninguém pode se dizer “amante dos animais” ou “ecológico” enquanto degusta pedaços de corpos de seres que tiveram suas vidas eliminadas apenas para estar no nosso prato.

    Nada justifica a ingestão de carne. Nem moral, nem ética, nem ecologicamente (incluo aqui a saúde do corpo).

    O único argumento para seu consumo é o especismo, ou seja, o preconceito humano contra as outras espécies.

    O especismo prega a idéia de que o humano é “superior na natureza” – tirado não se de onde – e que, por isto, tem o direito – entre outras “coisas” – de gerar seres em escala industrial, oferecer-lhes uma vida miserável de sofrimento e dor apenas para, depois, matá-los e comê-los.

    É certo : Para o homem é impossível parar de matar e assim “contrariar” seu “refinado paladar para cadáveres”.

    O engraçado é que a “sociedade moral cristã” se horroriza diante de quem faz sexo com uma vaca.

    Mas esta mesma “sociedade moral cristã” aceita que uma vaca possa ser inseminada artificialmente, gerar um bebê que vai ser separado dela logo no nascimento – para, por exemplo, ser trancafiado e atrofiado numa baia – sem poder se mexer – para virar vitela (aquela carne macia e requintada) -, enquanto seu leite – que deveria ser para seu filhote – vai lhe ser extraído para outros beberem.

    Isto até esta “mamãe deixar de produzir”, momento no qual será devidamente morta, fatiada e degustada pelos “humanos”.

    Assim, ninguém se horroriza com as monstruosidades que são praticadas na indústria de carne animal (as quais não vou citar aqui, mas que estão disponíveis para pesquisas para quem se interessar – Cito dois livros : “Libertação Animal” (Peter Singer) e “Comer Animais” (Jonathan Safran Foer)) -.

    Tambem ninguém se choca com os rodeios (uma celebração à crueldade onde todos se divertem vendo animais aterrorizados sendo “laçados”), com pássaros em gaiolas, com peixes em aquarios minusculos e outras “práticas” humanas consagradas em relação aos bichos.

    Portanto sou vegetariano. A carne de soja faz parte direto do meu cardápio. Faço musculação, corrida, luta (e sexo).

    Tenho mais de 50 anos – adoro baladas, um bom trago (sou quase um alcóolatra) e muita putaria -.

    Não sou nada santo (desprezo os “santos”) e me sinto ótimo.

  244. 244 fabi

    Gente…pq estão com dúvidas??? A d. Suzete não tem nenhum respaldo científico no que ela diz, já a d.Sara tem, pois ela sabe química, agora, a d. Suzete é naturopata…iridologa…isto não faz faculdade, não tem reconhecimento cientifico nenhum.Ainda tem dúvidas??

  245. 245 maria conceição

    Que pena! logo agora que ia começar a me alimentar de carne de soja, para retirar de vez do cardápio a carne vermelha e seus derivados. Fiquei indecisa, quero o melhor para minha saúde. não diz o ditado ” VOCÊ É O QUE COME”. Depois de tantos comentários, não seria melhor um especialista e entendido de alimentos para nos informar e esclarecer de uma vez. Vou me sentir mais segura.
    Obrigada.
    Mª Conceição.

  246. 246 Touro Sentado

    Decidi resignadamente largar todas as carnes seja soja, boi, frango e até largatixa…mas a Dra Suzete eu como ha ha ha!!!

  247. 247 Elisabeth

    Lamentável. O nível dos comentários é realmente lamentável, especialmente considerando que mts chegam ao site mediante pesquisa do tema de interesse. Da mesma forma que se acessa este site, tb se chega aos que descrevem a extrusão termoplástica na indústria alimentícia e os ‘produtos’ usados para tal; a atuação da Monsanto; os hábitos alimentares dos povos nas diferentes regiões do planeta; as vantagens e desvantagens da miscigenação de alimentos e dietas; os interesses meramente econômicos da indústria químico/farmacêutica e o seu poder midiático na (des)informação da opinião pública ….. e por aí vai. Aos que – de fato – se interessam por informações q aprimorem suas escolhas alimentares, cabe diferenciar, sem esforço mental, qual o sentido ou benefício de se consumir PVT/PST – um resíduo industrial de um grão (produzido sob as condições atuais do agrobusiness), altamente refinado e desnaturado, em detrimento de outros mais biocompatíveis e disponíveis. Temos todos a liberdade de escolher consumir ou não, sem precisar destilar essa baixaria toda. Acesso à internet é bom qd acompanhado de capacidade de análise e juízo crítico, bom senso, respeito geral e irrestrito.
    Que tal aproveitarmos o espaço de comentários apenas p/ trocar idéias, avaliar ou reavaliar conceitos e opiniões diferentes, sem precisar externar a podridão dos pensamentos ou sentimentos contidos no interior dos corpos e das mentes que estão – ironicamente – buscando temas ligados à saúde? Paz a todos.

  248. 248 Paula Falcon

    Todo tipo de informação é necessário, ler e escrever um monte de coisas idiotas realmente demonstra a péssima formação e total ausência de interesse. Quantas coisas são pesquisadas no google? Milhares isso no mundo inteiro e sempre vão existir opiniões divergentes, leu e discorda – expõe apenas pq discorda do que foi divulgado e não entra mais.

  249. 249 Predador

    Olha, pra quem expõe uma opinião forte deste modo, afirmando como se fossem fatos científicos e ainda coloca 3 possíveis profissões como se fossem títulos acadêmicos, você deveria ao menos saber escrever.
    Sugiro que vá a escola e depois de aprender a ler e escrever, aí sim vá a pesquisa sobre soja. Enquanto nem sabe escrever, deveria parar de tentar escrever sobre coisas que desconhece.
    Aos leitores do artigo, procurem estudos científicos e não textos deste nível.

  250. 250 JALVINCI

    Primeiramente, eu gostaria de agradecer a Sra. Suzete por ter publicado esta matéria. No entanto, considero-me uma das pessoas que discorda plenamente com o seu ponto de vista e,portanto, eu creio que a pessoa quem tomou essa atitude branda de comunicar as informações acima deveria buscar mais um fundamento científico ao invés de ser muito subjetiva.

    De outro lado, eu achei de fundamental importância que os internautas respeitem as várias opiniões, pois o que é preto para mim e provavelmente branco para você. Da mesma forma, cabe às pessoas interessadas pela matéria opiniarem, escreverem bem ou com erros de português. Afinal, é uma matéria que não deixe de ser um quesito discutível. Por fim, a única coisa que foi muito desagradável é a falta de respeito de algumas pessoas (minoria) por outrem.

    Eu não sou brasileiro, embora tenha morado algum tempo no Brasil e nem estudei o português. Porém, ao meu ver, eu acredito que a abundância de recursos naturais (hortifruti, verduras…dentre outros) deixe o país um dos maiores exportadores de alimentos no mundo. É um país lindo com uma paisagem insólita e bela natureza. Vivam em paz por que sua terra é um tesouro de ouro (muita variedade com uma massa de culturas). JALVINCI

  251. 251 Guilherme

    Os Quimicos, nutricionistas, especialistas em geral devem estar realmente certos. Mas gostaria de colocar uma outra questão, a soja transgênica testada em ratos na inglaterra e França, desenvolveu doenças nos rins e figado de ratos testados, então o que ela pode desenvolver em nós que além do óleo, comemos pts, mesmo os que não são adeptos da dieta direta de pts, comem indiretamente em embutidos, salsichas, hamburguers e muitas outras coisas. Há também o problema do desmatamento, pois a soja é plantada em monoculturas gigantescas, cada vez mais adentro na regão amazônica, pantanal e serrado. Quando não é para alimentar humanos é para animais de corte e leite.

  1. 1 SOJA: amiga ou inimiga do vegetarianismo? | Portal do Rancho

Deixe um comentário



Curso de iridologia

Get Adobe Flash player