A saúde segundo a teoria Reichiana

reichWilhelm Reich (1897-1957), médico e psicanalista austríaco, discípulo de Freud, através do seu vasto conhecimento psicanalítico e de sua prática clínica, desenvolveu vários conceitos como libido, pulsões e resistências. Seus trabalhos e pesquisas resultaram numa ampla teoria e numa técnica coerente.

Sua pedra angular é a formação da neurose. Segundo Reich, há uma profunda relação entre a educação e a formação do indivíduo na sua totalidade, com sua estrutura psíquica e física.

Quando as pulsões ou necessidades vitais da criança são parcialmente insatisfeitas ou reprimidas, uma série de expressões emocionais surgem como sinal de sua frustração. Se tais emoções não são entendidas como uma reação à repressão e se os educadores, família, professores, etc., não mudam sua postura, começam a surgir bloqueios psíquicos e somáticos, denominados de couraças caracteriais e musculares.

As couraças, que se formam durante todo o desenvolvimento psico-afetivo do indivíduo, têm por função adaptar as crianças ao seu meio, protegendo-as de um ambiente desfavorável. Se por um lado trazem consigo habilidades como a capacidade de organização, de liderança e a perseverança, por outro, tais defesas normalmente ficam arraigadas na estrutura humana, formando, mais tarde, adultos caracterialmente passivos, medrosos, invejosos, agressivos, orgulhosos… O ideal é fazer da couraça um instrumento funcional, usando-a somente quando necessário. No corpo teórico reichiano, a saúde é entendida como um processo que permite ao ser humano sentir-se integrado com seu corpo e sua mente, capaz de exercer suas potencialidades e desenvolver sua capacidade criativa. O homem é visto como agente de seu próprio desenvolvimento na medida em que tem a responsabilidade de mergulhar na dinâmica do autoconhecimento e de educar seus filhos.

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br