Argila: estética e saúde

máscara de argila

Frescor e relaxamento são alguns dos efeitos que a argila produz sobre nós. Conheça os seus tributos à beleza.

A terra é a matriz que concebe as fontes, os minerais e os metais. Dela retiramos os alimentos e a água. Mas se misturarmos a água com a terra obtemos um verdadeiro tratamento natural de beleza – a argila.
Usos e costumes antigos
Extraída da terra, a argila é utilizada há milhares de anos. Os egípcios usavam a substância como um dos componentes no embalsamamento das múmias e para a preservação de alimentos de origem animal. Os gregos e romanos recorriam à argila quente para curar dores reumáticas. Na América, alguns grupos indígenas tinham por tradição “enterrar” os doentes, que eram colocados de corpo inteiro, na posição vertical, dentro de um buraco cavado na terra. Apenas a cabeça ficava de fora e o doente permanecia assim, em contacto com a terra, durante muitas horas. Esse tratamento era aplicado aos doentes terminais.
Durante os ataques que sofreram dos Estados Unidos, os vietnamitas e coreanos empregavam o banho de argila para tratar queimaduras graves. Ainda hoje, no Japão a argila é utilizada para conservar, às vezes por vários anos, ovos e alimentos de procedência animal.
Fonte de minerais
Rica em ferro, sódio, potássio e silício, a argila está a ganhar importância nos tratamentos estéticos. O silício, por exemplo, estimula a microcirculação da pele, auxiliando no processo de eliminação das toxinas, além de devolver brilho e elasticidade.
Hidratante
A argila também é considerada um bom hidratante. Usada sob a forma de máscara, deixa a pele lisa e aumenta a retenção de água. Aplicada nos cabelos, absorve as impurezas e revigora os tecidos, agindo como um renovador do couro cabeludo.
Máscara purificante para o corpo
Ingredientes
• 1/2 Chávena (chá) de argila marinha em pó
• Uma chávena (chá) de iogurte em pó
• Duas Colheres (sopa) de mel
• Uma colher (sopa) de óleo de primaveras
• 1/2 Colher (sopa) de vitamina É
• 25 Gotas de óleo essencial de lavanda
• 25 Gotas de óleo essencial de Salvia
Preparação
1º Misture o iogurte, o mel, as primaveras, a vitamina É e os óleos essenciais num recipiente até que fiquem bem homogéneos.
2º Adicione a argila marinha aos poucos até atingir a consistência desejada.
3º Tome um duche rápido.
4º Aplique a máscara com as mãos ou com a ajuda de um pincel, cobrindo o corpo todo – da cabeça aos pés.
5º Descanse 15 a 20 minutos enquanto a máscara seca.
6º Enxagúe bem, primeiro com água morna e depois com água fria.
7º Aplique um hidratante suave e vai ver como a pele fica macia.
Banho de lama
O banho de argila (ou banho de lama) funciona como uma esfoliação natural. Além de desintoxicar a pele, prepara o corpo para receber outros tratamentos como, por exemplo, a massagem.
Como preparar?
1º Numa tigela coloque 100 g de argila em pó e três copos de água mineral.
2º Misture com uma espátula até formar um creme grosso. Espalhe a pasta por todo corpo.
3º Depois de 30 minutos, entre na banheira de água morna ou vá para baixo do chuveiro.
4º Retire a argila fazendo movimentos de fricção com uma luva de cerda.
Efeitos terapêuticos
Anti-séptica, cicatrizante e bactericida, a argila auxilia na regeneração de tecidos lesados. A sua aplicação diária trata a acne, furúnculos, alergias, psoríase e herpes. Na forma de emplastro, aplicada à temperatura ambiente, também trata lesões recentes e entorses, devido à sua acção anti-inflamatória. Nos casos de lesões crónicas articulares com rigidez ou cólicas renais, recomenda-se fazer uma cataplasma, com temperatura em torno de 40 graus.
Tire o máximo proveito deste produto 100% natural cuja acção é rápida e eficaz.

Recolha e pesquisa feita por: Dr. Fernando Machado Gonçalves (Naturologo (PH-ND), Profissional de Saúde da Medicina não Convencional)

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br