Benefícios da faixa úmida

Faixa úmidaFaixa úmida é um procedimento naturista, que faz parte da hidroterapia.

Consiste em colocar uma faixa gelada, torcida (para escorrer o excesso de água) no abdome, numa extensão que vai debaixo do peito até aonde começa a região pubiana.

Esta faixa deve ser abafada com outra, seca, ligeiramente maior, com a função de isolar a temperatura ambiente. E então é amarrada com uma atadura crepe, 15 cm de altura (claro que para bebês, deve ser mais estreita) com o cuidado de deixar os pés quentes, então calçar meias.

O tecido da água gelada, pode ser uma fralda dobrada em 4 ou uma toalha de rosto dobrada em duas, se preferir, qualquer outro tecido absorvente, nunca tecido sintético.

Já o tecido seco, além destes, pode ser também franelado, por exemplo.

A gelada deve estar bem colada, por isso, costumamos pedir para a pessoa murchar a barriga. O cuidado é não apertar demais, pois além de incômodo vai impedir que a pessoa possa respirar profundamente.

Pode ser usada a qualquer hora do dia, estando de estômago cheio ou vazio, não importa. A precaução é que não tome vento, nem banho ou mexer com água (molhar qualquer parte do corpo), meia hora antes, durante e até meia hora depois.

Mas pode beber água, almoçar, mexer o corpo e tudo mais.

Veja o que acontece:
Como acreditamos que toda doença começa nos intestinos e se este não está funcionando devidamente, embora se esforçando para isto, atritando e então, temperatura elevada e o PH ácido, devido ao esforço e toxinas acumuladas.

Com alta temperatura e excesso de acidez no sangue, as enzimas, sucos gástricos, etc., não são fabricados suficientemente e o processo de digestão fica falho, um caos para o organismo, pois as toxinas não vão ser eliminadas, pior, outras serão formadas.

Toxinas é sinônimo de doença (pus, furúnculo, catarro, câncer, gases, alergias, etc) e o organismo vai dando os alarmes como: febre, azia, gastrite,etc.
O eu a faixa úmida vai fazer?
Vai dar um choque térmico, aonde haverá uma reação nervosa e com isto, mudar a temperatura local e eliminar as toxinas.

Se o abdome está quente e é colocada uma faixa gelada na periferia, isto é, na pele, vai haver uma reação nervosa do corpo, vaso constrição; como o corpo tende a ter a mesma temperatura, o sangue vai correr para esquentar o que está muito frio. Para isto, vai sair de onde estava, quase parado, quente para circular com nova temperatura já que houve uma mistura de sangue quente e frio.

Para que haja melhor entendimento, lembre o que acontece quando cozinha. Só o fundo da panela entra em contato com o fogo, mas logo, a tampa terá a mesma temperatura.

Conclusão: o sangue que estava quase morto, parado, ressuscitou. Na medida que foi esquentar a periferia, mudou de temperatura, ficou mais frio, houve melhor circulação local. Só que, toda vez fez que acontece uma vaso constrição, logo em seguida, vem uma vaso dilatação, isto é, os poros se abrem e quem vai sair?

As toxinas! Fantástico, não?

Agora, sangue desintoxicado, sem febre, vai trabalhar devidamente e o organismo terá tudo que é necessário para uma boa digestão.

Você não pode esquecer de calçar as meias, porque se os pés estivem frios, o sangue vai ter que se dividir, entre esquentar o abdome ou os pés, nesta derivação, pode dá uma outra reação, as toxinas quererem sair de outra maneira, como numa gripe, por exemplo.

E agora você aprendeu que para cuidar de uma pessoa doente, não é necessário entender de farmacologia, anatomia, fisiologia, nem bioquímica  complicada, mas entender de equilíbrio térmico e como saem as toxinas do corpo. Que claro, pode ser de outras maneiras…

Para que serve esta faixa?
Se todas as doenças são toxinas e podem ser puxadas assim, a faixa serve para tudo.

É imprescindível para quem tem gases, gastrite, prisão de ventre, febres, cólicas menstruais etc….

Com isto, todo o corpo agradece e eu também a você que gosta de assuntos como estes e me dar a oportunidade de lhe servir.

Por isso, as faixas devem ser lavadas com água e sabão, todas as vezes que forem usadas, já a atadura, não é necessário lavar toda vez, se não for usar para outra pessoa.

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br