Cuidado com absorventes internos

absorventeO que se segue, foi um e-mail que recebi, inclusive com remetente e telefone. Liguei para confirmar, sua secretária atendeu e pediu que desconsiderasse a mensagem e fique a pensar se esta pessoa foi ameaçada pelas indústrias envolvidas, pois a denuncia me parece lógica.

Sempre observei que no final da minha menstruação, quando usava absorventes industrializados, sangrava muito mais que usar os “paninhos” da vovó.

Não assutem. Eu aprendi a usar, quando morei na Chapada Diamantina e tentávamos imitar os costumes das índias norte americanas, devido aos livros que chegavam até nós.

Então veja o texto:

Se você for uma mulher, leia com atenção o rótulo dos absorventes internos que você for comprar da próxima vez.
Você já ouviu falar que os fabricantes de absorventes internos usam asbestos (amianto) na fabricação de absorventes?
Por que eles fariam isto?
Porque asbestos fazem você sangrar mais; se você sangra mais, logo vai precisar de mais absorventes.
Por que isto não vai contra a lei, visto que asbestos são tão perigosos?
Porque os poderosos, com toda sua “sabedoria”, não consideram os absorventes internos como produtos alimentares e, portanto, não os consideram ilegais ou perigosos.
Segundo o e-mail enviado, na revista ESSENCE há um pequeno artigo sobre isto e eles mencionam dois fabricantes de absorventes alternativos de algodão. Essas companhias são: Organic Essential @ e Terra Femme @. Infelizmente estes não estão disponíveis no Brasil.
Uma mulher que tem seu P.H.D na Universidade do Colorado/EUA, Boulder, escreveu o seguinte:

“Eu estou escrevendo isto porque as mulheres não são informadas sobre o perigo de alguns absorventes, algo que a maioria de nós utiliza. Eu estou dando aulas neste mês e eu tenho estudado muito sobre biologia e sobre a mulher, já que muitos absorventes internos são realmente perigosos (por essa razão, ao discutirmos o assunto em classe, a maioria das mulheres ficou realmente brava e revoltada com os fabricantes de absorventes)”.
Entenda: absorventes internos contêm duas substâncias potencialmente perigosas: rayon (para absorver), e dioxido (um produto químico usado para provocar sangramentos).
O problema é que a dioxina produzida neste processo de sangramento pode trazer sérios problemas para as mulheres. Dioxina é potencialmente cancerígeno (câncer associado), é tóxico para o sistema imunológico e reprodutivo.
Também está associado à endometriose e à diminuição da contagem de esperma para os homens. Ele quebra o sistema imunológico de ambos os sexos.
A EPA, Agência de Proteção ao Meio Ambiente, informou que é realmente inaceitável o nível de exposição da dioxina acumulada e a demora para desintegrar- se na natureza. O perigo real vem do contato repetitivo.
O rayon e a dioxina contribuem para o perigo dos absorventes. Quando as fibras do absorvente são introduzidas na vagina (como normalmente ocorre), ele cria um campo adequado para a dioxina, que permanece um tempo mais longo que um simples algodão. Esta é também a razão pela qual a TSS(Síndrome do Choque Tóxico) ocorre.
Quais são as alternativas? Usar produtos para higiene feminina que não provocam sangramento e que sejam também de algodão.

Os produtos para higiene feminina (absorventes externos), contém dioxina, que também é perigoso, mas em menor proporção, pois não ficam em contato direto com a vagina.
Em 1989 ativistas na Inglaterra fizeram uma campanha contra sangramento provocado. Após seis semanas e 50.000 cartas, os fabricantes de produtos para higiene substituíram os produtos maléficos por oxigênio (um dos métodos verdes à disposição, conforme informações da MS magazine, maio/junho 1995.
Nós estamos sendo manipulados por estas indústrias. Vamos fazer alguma coisa sobre isto! Por favor, escreva às indústrias Tampax (Tambrands), Playtex, OB, e outros. Ligue para os números de atendimento ao consumidor das embalagens.
Faça-os saber que nós exigimos produtos seguros -TODOS OS ABSORVENTES EM ALGODÃO!

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br