ENTENDER DE CURA É OBRIGAÇÃO

remedios2Ler e entender sobre saúde é obrigação do cidadão, para ter responsabilidade sobre seu corpo e ainda orientar pessoas mais próximas, principalmente os filhos, pois, uma vez bem orientados, além de criar novos hábitos terão seu corpo com melhor constituição.

Este cuidado tem acontecido cada vez mais em países desenvolvidos, onde as pessoas são participativas numa consulta e não devem mais ser chamada de “pacientes”. Como este nome já diz, as pessoas ficam passivas e apenas obedecem sem nenhuma possibilidade de argumentar. Mas a participação numa consulta é fundamental, pois para o profissional sempre existem várias possibilidades, podendo sim haver escolhas no tratamento.

Há pessoas que adoram remédios e quanto mais lhes é receitado, mais acreditam no profissional. Já outras acham melhor um chá, acupuntura ou a homeopatia e se este médico não o satisfaz, pode procurar outro, pois estas opções são milenares e na maioria das vezes o sucesso é garantido. Se o curioso resolve ser autodidata tudo bem, pois muitas vezes não precisa ser médico, nem terapeuta.

Como é possível aceitar ser atendido por um profissional da saúde em 2 a 3 minutos? Neste tempo, seria possível fazer uma avaliação correta para a pessoa doente e muitas vezes frágil emocionalmente?

Será que os remédios não são em sua maioria “tapa-buracos” e provocadores de outros sintomas que não são percebidos nem observados, porque não danificam um outro órgão imediatamente?

É possível acreditar que uma empresa que se preocupa com a cura, como os laboratórios, façam ao mesmo tempo propaganda dos seus remédios?

Com a propaganda, está sendo incentivada a auto-medicação, porém isso é proibido por lei: qualquer profissional que não seja médico indicar remédios. Dá para entender?

Quando anunciam, é obrigado declarar no final da propaganda: “em caso de qualquer sintoma, seu médico deve ter consultado”, mas o que deveria ser proibido é a propaganda de remédios e a população pode pressionar para que isto aconteça.

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br