Morango e a saúde

morangoO morangueiro pertence à família das rosáceas – a mesma das rosas, maçãs, cerejas e peras. Bonito, saboroso e cheiroso, seu fruto, o morango, contém superfícies onde estão implantados numerosos ovários que, depois de maduros, dão os verdadeiros frutos, do tipo aquênio, ou que contêm carocinhos que são supostas sementes. No entanto, ele tem uma única semente, que se liga ao fruto por um pequeno ponto. Seus pés se estendem por estolhos, caules rastejantes no chão, formando plantas novas em seus nós. E é ai, em contato com o solo, que se desenvolvem raízes próprias.

Seu plantio é feito em março e, dois meses depois, já pode começar a colheita, que vai até outubro, possibilitando quatro floradas por ano. É muito sensível a doenças e pragas como ácaros, formigas e pulgões. Por isso, exagera-se nos agrotóxicos (alguns condenados em São Paulo e liberados no Sul de Minas, outros condenados no exterior e liberados em São Paulo), com um teor tão alto que preocupou a Organização Mundial de Saúde, como demonstrou uma pesquisa do Instituto Biológico em 1999, chegando a conclusão que não deve-se comer morangos sem saber sua procedência. Os menores, de consistência mais rígida, cor firme, formato uniforme, têm menos venenos. É bom tomar cuidado também para não ingerir morangos com fungos ou mofo, são perigosos, por isso, não se deve lavar para guardar, porque a umidade facilita a proliferação de bactérias.

Nutrientes do morango

Rico em frutose, sacarose, vitamina C, sódio, potásssio, cálcio. Contém minerais básicos, ácidos cítrico e málico, favorecendo a absorção de ferro. Ainda contém o ácido salicílico, que ajuda a combater o câncer. É pobre em carboidratos.

Benefíciosdo morango

– Reduz os riscos de contrair câncer e doenças do coração devido à presença do ácido fólico e salicílico.

– É tônico e antitérmico.

– Combate a pressão arterial, bronquite, reumatismo, anemia, gota, cálculos renais, diabetes, vermes intestinais.

– Sua raiz contém bastante tanino, que é adstringente, diurético e excelente para diarréia (o fruto é laxante), hemorróidas etc.

– As folhas são antiinflamatórias e depurativas do sangue.

– Equilibra o fígado devido aos seus açúcares naturais, o sistema nervoso e as glândulas endócrinas.

– É bactericida e ajuda a emagrecer, porque 100g de morango frescos contêm apenas 36 calorias.

Contra indicação do morango

– Estômagos sensíveis

– Problemas de pele em geral – evitar ingerir o morango, porém fazer fricções na pele com seu suco misturado com limão – é excelente para sardas.

Receita de morango básica para a cura

Fazer monodieta com o morango, ingerindo cerca de 1kg por dia, bebendo bastante água e suco de limão com mel. Repetir durante três dias. Antes de começar, fazer desintoxicação, evitando qualquer tipo de carne uma semana antes, se não for vegetariano.

Esta dieta é recomendada principalmente para problemas de fígado e rins, prisão de ventre, hemorróidas, má circulação e até diabetes.

Máscara de Beleza (Para deixar a pele macia, clara, limpa e bonita, evitando as rugas)

Esmagar morangos, misturar com argila, duas colheres de azeite de oliva, deixar na pele durante 30 minutos, lavar com água corrente.

Também pode-se fazer assim: Bater uma clara de ovo caipira em neve, misturar com seis morangos passados na centrífuga, colocar algumas gotas de limão e aplicar na pele com um chumaço de algodão.

Receita de morango e morangueiro para retirar a dor

Pilar algumas folhas do morangueiro (frescas), estendê-las sobre uma gaze, folha de repolho ou de couve, colocar no lugar afetado durante todas as noites, se possível. Pode ser usado, ainda, para tratar feridas.

Coma bastante morangos, mas exija que seu produtor seja consciente e evite os agrotóxicos, cultivando organicamente. A Igreja Messiânica tem uma técnica para cultivar o morango em grande escala sem agrotóxico algum. Certifique-se disso na sua cidade e boa degustação.

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br