Onde encontrar a proteína vegetal?
– Onde encontrar a proteína vegetal?
Por intuição ou prevenção, as pessoas têm buscado uma alternativa alimentar, comendo mais frutas, verduras, legumes, e deixando de lado as carnes. Fica, porém, o questionamento: E a PROTEÍNA? É verdade que ela constrói o nosso corpo; é como os tijolos de uma casa. Sem eles, a casa não fica em pé. O errado é estabelecer uma necessidade protéica diária e pensar que o ideal é andar com uma tabela do lado para equilibrar as calorias.
As carnes contêm proteínas em excesso, de péssima qualidade, impróprias para o ser humano (Vide Saúde Integral nº 4). Elas sobrecarregam o aparelho digestivo, causando doenças, primeiro neste (prisão de ventre, gases, colite, gastrite, etc.), e depois em qualquer parte do corpo, que, bombardeado de proteína, vai necessitar de maior quantidade de vitaminas e sais minerais.
Uma dieta hiperprotéica rouba a energia, aumenta o colesterol, provoca doenças cardiovasculares, circulatórias, de memória, dilata o estômago (por isso, quando se deixa de ingerir excesso de proteína, ou seja, as carnes, fica uma sensação de fome após as refeições) e provoca câncer. Incluem-se nesta relação tanto a carne branca quanto a vermelha.
Os venenos que a proteína animal esconde
Em 1990, apenas o câncer de intestino, o terceiro que mais mata no mundo, havia sido relacionado à proteína da carne. De lá para cá, também foram ligados ao consumo da carne o de boca, faringe e o de estômago (campeão de mortes no Brasil). Hoje se comprova também sua relação com o câncer de seio, pâncreas, próstata, útero, etc.
Existe um elo entre a proteína animal e a proliferação de células malignas, embora não se saiba bem o porquê. Suspeita-se ser a gordura que dificulta a digestão, forçando o fígado e o estômago a produzir ácido em excesso e levando à corrosão das paredes dos intestinos, o que provoca mutações cancerígenas, conforme explicou o oncologista suíço Fabio Levi, da Universidade de Lausanne. Outra suspeita é o enxofre das carnes, que é devorado pelas bactérias contidas no intestino – depois estas bactérias expelem substâncias tóxicas e malignas.
O amino-heterocíclico também é uma substância perigosa, ausente na carne crua, criada com a quentura da grelha ou da panela, formando o preto crocante dos churrascos e das frituras. “Os aminos acabam no interior das células, onde se ligam ao DNA e provocam mutações cancerígenas”, diz Barbara Pence, da Universidade Técnica do Texas, nos Estados Unidos. Ela demonstrou que esses compostos chamuscados em altas doses atacam o intestino, o estômago e os seios. Em contrapartida, substâncias presentes nas frutas, verduras e grãos dificultam o crescimento de vários tipos de câncer, agindo em combinação umas com as outras, conforme constataram pesquisadores dos EUA.
E onde está a proteína vegetal?
– No tofu (queijo de soja), encontra-se uma proteína completa de excelente qualidade, muito melhor que a da própria soja, que tem seus inconvenientes (vide Saúde Integral nº 4).
– No leite de soja, em vez do leite de vaca (o motivo é o fato do adulto não digerir bem a lactose, que é o açúcar do leite. O leite de vaca contribui para o envelhecimento precoce e inflamações, como gastrite e outras doenças. Ele foi feito para o bezerro, que tem uma constituição física diferente do ser humano). Já os derivados do leite de vaca, como coalhada, iogurte, queijos frescos e ricota, sem conservantes, transformados, semidigeridos por ação das bactérias, podem ser consumidos, pois têm digestibilidade mais fácil.
– Em sementes de girassol, gergelim, cogumelo, pólen de flores, ovos caipiras.
– Em sementes oleaginosas, como castanha, noz, avelã, pinhão, etc.
– Aveia integral, germe de trigo e levedura de cerveja também são fontes de proteínas.
– Frutas oleaginosas, como abacate e coco são ricas em proteínas; frutas doces e ácidas, assim como as verduras e a batata, contêm excelentes proteínas, embora em pequena quantidade.
– O arroz integral, juntamente com as leguminosas (lentilhas, grãos de bico, ervilhas, feijões etc.), sempre uma de cada vez, principalmente leguminosas frescas ou em brotos, formam os doze aminoácidos essenciais, a proteína completa. A proteína vegetal tem a vantagem de vir acompanhada de vitaminas e sais minerais, além de enzimas e outros nutrientes, que facilitam o aproveitamento pelo organismo e dão efeitos alcalinizantes.
Entenda isso: uma pessoa que faz uma alimentação saudável e tem um corpo equilibrado, fará uma transmutação de substâncias, isto é, se a pessoa come bastante cálcio e necessita de proteína, seu corpo transforma um no outro, segundo a teoria do Professor Mario Sanchez, como demonstra em seu livro “Medicina Nutricional”.
Existem estudos afirmando que o ser humano necessita apenas de um grama de proteína por quilo de alimento (proteína vegetal, que não gera toxinas), e o excesso (as pessoas costumam comer 100 vezes mais) sobrecarrega o fígado (órgão responsável pelo catabolismo do aminoácido em uréia e outros produtos) e os rins, que terão de eliminar os resíduos do catabolismo (destruição) dos aminoácidos, com conseqüente sobrecarga de todo o aparelho digestivo, assim como da pele e dos pulmões, que também são órgãos de eliminação.
Na mudança alimentar, é importante ir tirando devagar, primeiro as carnes vermelhas, depois as brancas, para depois se tornar um vegetariano; o tempo necessário é individual. Consulte um terapeuta para orientar-se melhor. Respirações profundas, caminhadas e pequenas exposições ao ar e ao sol fazem parte de uma boa alimentação.
Se tudo o que foi dito não lhe convenceu da necessidade de usar a proteína vegetal, lembre-se da vibração negativa na hora de matar um animal, dos gritos, das dores e da tristeza que ele vive naquele momento, sendo que tudo isto fará parte da sua alimentação. Depois pense em como é saudável e agradável colher verduras, frutas e legumes, alimentos cujas vibrações são sutis e invisíveis, e que curam e alegram o nosso ser.
Luz!
Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos
Contato: suzete@saudeintegral.com
Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br
Concordo com 90 por cento dos comentarios sobre os beneficios da proteina de origem animal, porém é claro que uma dieta com excesso de proteinas por apresntar em sua constituicao grupamentos amino(nitrogênio)pode predispor a neoplasias como o cancer de colon.Outra observação a carne não apresenta 100 por cento proteina lembrando que o preparo desnatura proteinas..100gramas de carne não são 100g de proteina.A alegação de que o calcio pode se transformar em proteina despensa comentarios adicionais(alquimia)…é claro que a redução da ingesta de carne traz beneficios…agora interromper seu uso não corrige anmemia, mt pelo contrario a forma mais comum é a por deficiencia de ferro -presnte em abundancia na carne-esses foruns demonstram que as pessoas não tem o menor pudor em expressarem o que julgam verdade sem pesquisar antes.mais uma observacao gastrite é um achado comum em endoscopias de pessoas sem sintomas..procure pra mim por favor gastrite induzida por carne…acredito que como em tudo na vida deve haver uma tentativa de equilibrio…acho saudavel as duas formas de alimentacao…e espero que as pessoas escolham a forma que julgarem melhor para si…mas pelos motivos certos e o texto eu garanto traz muitos erros..o que diz em alguns pontos é tão errado que até o contr´rio ta longe da verdade.mas foi divertido…uaheheuahuea
Ótimo site, o que eu aprendi, nos comentários de dois artigos que li, não tem preço.
Estou impressionada com a quantidade de artigos destruindo a reputação da soja, e o interessante é que isso veio a acontecer em uma época onde cada vez mais, pessoas se torna adeptas as dietas vegetarianas, ou seja, inclui a soja na sua alimentação.
Me pergunto: será que os criadores estão com medo de irem a falência….Que as pessoas não consuma mais os cadáveres?….São comentários muito contraditórios, cada um fala uma coisa, não da pra acreditar e levar a serio tantas informações sem fundo cientifico.Me parece mais algo lançado pela a oposição….rs
Gostei da matéria, porém, faltou falar da principal fonte de proteína vegetal à disposição do ser humano: os feijões.
Na boa gente… que exagero viu? dizer que as carnes tem proteínas de péssima qualidade!!!Então todos os livros de nutriçao estão errados né? Pelo que eu vejo neles, as proteínas animais possuem alto valor biológico enquanto as animais possuem baixo valor biológico.
Por isso que os vegetarianos precisam variar bastante o cardápio!
Enfim devemos ingerir todos os tipos de proteínas, mas nas quantidades ideias, pois a carência e o excesso vai ser maléfico para o funcionamento do nosso corpo.
Parece ate que não sabem que não se deve confiar em tudo que ler na internet!!!!
Meu Deus, nunca tive o desprazer de ler tamanha besteira. Estou cursando medicina na cidade de Ribeirão Preto, SP e quero expor aqui 2 coisas:
a 1ª é que há besteiras sem tamanho escritas aqui e a 2ª é que fiquei estupefato com a quantidade de pessoas que confiaram cegamente no que aqui se apresenta. Parece, que as pessoas não possuem o mínimo de interesse em pesquisar as coisas, já que é assim, posso enumerar o monte de coisas erradas que aqui está.
1- “O errado é estabelecer uma necessidade protéica diária e pensar que o ideal é andar com uma tabela do lado para equilibrar as calorias.”
R: como assim é errado estabelecer uma necessidade protéica diária? proteínas são extremamente vitais e compõem inúmeras funções do organismo. Isso é necessário sim, ainda mais em se tratando de dietas vegetarianas restritas, onde não há ingestão de nada de origem animal.
2- “As carnes contêm proteínas em excesso, de péssima qualidade, impróprias para o ser humano”
R: pelo amor de Deus, qual é o nome do cientista que publicou uma asneira dessas? As proteínas animais, apesar de conterem uma quantidade mais de gordura, possuem maior valor biológico, maior digestibilidade e todos os nutrientes essenciais necessários para o organismo.
Vou parar por aqui, porque se eu fosse corrigir frase por frase, ficaria aqui dando aula de bioquímica para você.
Só tenho a dizer que a ingesta de proteínas é de demasiada importância, seja ela vegetal ou animal e que tanto uma quanto a outra fazem mal se ingeridas em proporções inadequadas, tanto para mais quanto para menos.
A minha dica para os leitores é: ANTES DE ACREDITAR EM ALGUMA BOBAGEM ESCRITA NA INTERNET, INFORMEM-SE EM MAIS DE SITE OU LIVRO (de preferência) E CONFRONTEM AS TEORIAS, SÓ ASSIM ENCONTRARÃO A VERDADE.
E a minha dica para a autora é: ESTUDE, pelo amor de Deus, quando não dominamos um assunto, não podemos e não devemos sair em redes internacionais propagando a nossa ignorância, porque, infelizmente, você acaba levando consigo as opiniões de milhares de pessoas que são mais ignorantes do que você.
Sem nenhum dado científico ou embasamento de pesquisa… esse site não passa de uma heresia contra a ciência.
Estava andando tentando fazer uma pesquisa para a faculdade a respeito das proteínas (vegetal/animal) na INTERNET… mas depois de ler isso aqui nesse site acho melhor voltar para os livros! hahahha meu deus!!! as pessoas na internet não tem respeito nenhum pelos outros internautas ao publicarem conteúdos sem nenhum estudo e que podem influenciar os outros de maneira errada..
POR ISSO VALE LEMBRAR:
NÃO ACREDITEM NO QUE DIZEM ESSES SITES!!! é claro que, alguns são fontes seguras, mas para se ter certeza pesquise bastante, e se puder, recorra a um livro!
fica a dica!!!
Um grande sábio é aquele que têm capacidade de assimilar e aprender alguma coisa boa e útil por dia.Hoje fiquei triste por ter visto tanta asneira escrita por uma pessoa e mais triste ainda por tantos seguidores.
Ainda bem que nosso país está mudando, incentivando a população a cursar uma universidade.
Cesar Augusto, faço de suas palavras as minhas em relação aos disparates que Suzeti reportou em seu texto.
Peço aos leitores que busquem informações de confiança antes de retirar conclusões equivocadas. Mi disponho a remeter vários artigos científicos que demonstram a importância de uma alimentação balanceada onde poderão verificar a importância da proteína animal.
Att. aos leitores,
Marco Aurélio Dessimoni Dias
Zootecnista-Universidade Federal de Lavras
Mestre em Produção e Nutrição de Não-Ruminantes-UFLA
Doutorando em Produção e Nutrição de Ruminantes-UFLA
este material realmente abriu os meus olhos.. muito bom , parabens!
O ser humano ao longo de sua história quase sempre foi carnívoro. Isto não significa que tem de continuar a sê-lo. Afinal a evolução científica, moral e espiritual faz com que nos tornemos pessoas mais humanas e mais purificadas em nossas mentes e organismos, o que nos leva, em consequencia, purificar nossa energia mental, emitindo pensamentos orientados para nossa elevação espiritual, objetivo maior de nossa evolução, que se iniciou nos milenios passados, na pele de minerais, vegetais, animais e agora, seres humanos. Cristo é nosso exemplo e nosso Mestre e Guia. É verdade que existe vegetarianos que são verdadeiros demonios, sendo Hitler um exemplo dessa verdade. Mas não pode existir nenhum ser angelico que seja carnívoro. Já imaginaram Jesus em sua passagem pelo planeta saboreando uma coxa de frango ou um pernil de porco?
Li todo o conteúdo e achei interessante, e ao que me parece o vegetatiano, ou ao menos àqueles que não consomem carne, especialmente a vermelha, tem vida longa, ñunca ficará doente e por consequencia nao deverá morrer de tipo nenhum de doênça. apenas gostaria de saber se esta minha visão esta correta, porque meu avô morreu aos 93 anos, comia 3 vezes por dia ~pirão de feijão e carne vermelha bem gorda, meu sogro tem hoje 101 anos esta vivinho e cheio de saúde e nunca comeu qualquer tipo de verdura e a única frua que come é banana e dái qual a resposta, outra um amigo meu passou a ser vegetariano depois dos vinte anos e morreu aos 40 anos qual a resposta. Não que eu esteja duvidando ou seja contra a idéia do vegerariano, mais os casos aqui apresentado é que me deixa intrigado. fale alguma coisa para eu possa acreditar
Olá, essa é a primeira vez que entro nesse blog e já gostei dos posts. Bom até ontem eu não pensava tanto em como a carne chega até o meu prato, sim eu sabia do sofrimento e da tortura com os pobres animais, terráqueos como nós, porém eu simplesmente comia a carne e ja era. Mas ontem assisti a um documentário chamado Earthlings (Terráqueos) que me impressionou mto, chegando ao ponto de eu repensar minha educação alimentar. Logo pensei na carne de soja, mas…. ao ler esse post seu http://www.saudeintegral.com/artigos/carne-de-soja-2.html já penso em nem começar a comer isso. Porém estou começando hoje a reavaliar minha alimentação. Gostaria de algumas dicas…. Abraços
Vamos botar fogo na lenha?
Que tal lerem a materia sobre soja e tirarem vossas proprias conclusões?
http://www.geocities.ws/ggompa/pseudoalimentos/soja/oquenaolhecontaram.html
É. Ingerimos as energias negativas do animal morto, mas em compensação comemos legumes cheios de agrotóxicos…
Nossa eu estou impressionado com a quantidade de besteira falada nessa pequena matéria. Por que os naturistas e vegetarianos agem como se somente eles fossem conhecedores da verdade sobre a alimentação humana???
Interessante a polêmica sobre os alimentos, ainda temos muito que aprender apesar dos mais de dez mil anos de vida, não sabemos ao certo o que fazer, estamos em uma encruzilhada: de um lado a carne com seus malefícios, do outra os vegetais com agrotóxicos.
se correr o bicho pega, se ficar o bicho como, na duvida o melhor mesmo, é buscar mais informações, é usar o senso.
Eu sigo o regime vegetariano a mais de 30 anos, é me sinto muito bem.
Matéria infundada, de uma vez que a matéria cujo link é http://www.saudeintegral.com/artigos/carne-de-soja-2.html diz que a proteína de soja (ou seja, carne de soja) não é um bom alimento, pois é feita do bagaço que sobra da extração do óleo de soja e que nesse bagaço está concentrada toda a soda caustica que é colocada na soja para diminuir o cheiro muito desagradável que ela tem na hora da extração, então como em uma matéria diz algo e em outra diz tudo ao contrario citando que o tufo (queijo de soja) e leite de soja tem proteína vegetal de excelente qualidade, será que nesses alimentos eles usam outro processo de fabricação ou será que eles usam o mesmo bagaço pra fazer a proteína de soja?
As matérias são péssimas pois a autora se contradiz muito e pela descrição dos cargos dela no final da matéria ela deveria usar fontes mais seguras para dar como referência. Ela diz na primeira matéria que não comeu a carne de soja porque sabia do mal que fazia e logo apos cita que ficou pensando nas outras pessoas que ali estavam comendo, imagine as pessoas que lê essas duas matéria: quem tem conhecimento ignora-as e quem não tem faz oque?
Olha só, tem proteína vegetal em ovos caipiras! Que bom! Que site confiável! rs
Isso é um apelo, essas informações não tem fundamento cientifico nenhum, onde já se viu falar que o leite de vaca envelhece, que carnes e ovos são alimentos sem valor proteico algum…Quem escreveu essa matéria nunca estudou bioquimica, quimica, bromatologia, ou algo parecido com isso. Alguem já ouviu falar que o fígado libera ácido?onhecimentos sobre a fisiologia humana? De onde vem essas informações?? Isso aqui ta parecendo aquelas religiões que fazem lavagem cerebral nas pessoas. Uma coisa é falar de excessos em alimentos gordurosos, ou de má qualidade nutricional, outra é querer fazer lavagem cerebral em pessoas leigas com conhecimentos empiricos sobre alimentos. Isso aqui é uma ofença a quem dedica anos de suas vidas pesquisando e investigando como todos esses alimentos agem no organismo humano. Nunca se ouviu falar no campo da ciência que carnes, ovos e leite fazem mal para o organismo, muito pelo contrario, esses alimentos salvam vidas, ou será que as crianças da etiópia tem Kwashiokor por comerem carne, ovos ou leite, não, acho que elas tem esse tipo de desnutrição pela a ausência de proteínas animais. Fica aqui uma dica, pense muito bem antes de seguir o que diz nessa matéria, quer ser vegetariano, ótimo, mas tenha em mente os riscos que estará correndo, e estude muito bem antes sobre os beneficios de uma dieta assim.
Um detalhe: A proteína do leite e do ovo não são proteínas vegetais.
Aos contrários ao assunto: Por acaso vocês já viram o que significa “Blue Zone” zona azul. Comunidades de maior número de centenários (100 anos de vida), Pois bem, existem 5 zonas azuis no mundo, e uma delas em Loma Linda, california EUA. Os centenários dessa comunidade em geral são vegetarianos e veganos
e com um estilo de vida onde combinam exercícios, pensamentos positivos e atividades autruísticas conseguem atingir a marca de
100 ou mais. Então pesquisem o assunto e verão que lavagem cerebral também se fazem nas escolas (bioquimica, medicina, nutrição, etc.)