POLUIÇÃO EM SÃO PAULO, POLUIÇÃO NAS CIDADES GRANDES

imagem poluicaoA poluição nas grandes cidades é um tema que nos cerca há muito tempo, desde criança aprendemos na escola os problemas causados pela poluição, como também a necessidade de respirarmos ar puro para não intoxicar nosso corpo porque nosso sangue necessita de oxigênio, na qual o sistema respiratório faz o transporte e elimina as impurezas.

Se tudo funciona bem, com uma boa respiração e ar puro, evita-se não só as doenças respiratórias, mas qualquer outra, já que, organismo desintoxicado tem menos radicais livres, mais viltalidade e maior condição de defender-se das doenças.

Infelizmente esquecemos tudo isso e nos pomos a respirar um ar de qualidade inferior, principalmente nas grandes cidades em que há uma enorme concentração de carros e fábricas poluentes.

Quem de nós já exigiu dos governantes providências para os carros velhos ou caminhões que não usam filtros e exalam um ar que além de poluente é super desagradável?

E carros grandes como caminhões e ônibus que mesmo parados permanecem com o motor ligado?

Há mais de 20 anos, li uma matéria em um dos conhecidos jornais do nosso país alertando às pessoas da necessidade de sair de São Paulo no final de semana para que pudessem respirar, mas parece que isto tocou a uma pequena população.

O problema é que não existe um controle devido da qualidade do ar em São Paulo, mesmo sendo esta, uma das cidades mais poluídas do mundo.

Os parâmetros para medir o ar em São Paulo estão aquém dos exigidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e a tolerância à poluição nesta cidade está ultrapassando em mais de 100% do permitido pelos padrões internacionais suportáveis e as conseqüências podem ter efeitos alarmantes a longo prazo.

Em outras cidades grandes como o Rio de Janeiro, Recife e Brasília, a medição é mais falha ainda.

Em Agosto de 2010 tivemos, em São Paulo o ar mais seco desde 1940 e apesar do governo dizer que a qualidade do ar está dentro da normalidade, as internações por doenças respiratórias na Santa Casa subiram 30% em relação ao mês anterior, sendo que 80% dos casos de pneumonia são provocados pela poluição.

Partículas minúsculas originadas da queima de diesel e gasolina são cancerígenas além de causar inúmeros problemas respiratórios. E ainda mais, os poluentes podem provocar inconvenientes como:

olho seco, blefarite, alergias em geral, problemas de pele, ardor ou coceira nos olhos, na garganta e nariz.

Ainda tosse seca, cansaço em alta intensidade, dificuldades respiratórias em geral, dores de cabeça. Se a pessoa tem doenças cardiovasculares pode agravar e até matar e há estudos comprovando que a poluição pode causar depressão e problemas psicológicos.

A partir destas informações, cabe a você saber se vai continuar sendo cúmplice de tantas doenças e mortes desnecessárias ou se pode por seu direito em ação e exigir das autoridades providência, afinal respirar é um direito!

Fonte de pesquisa: Folha de S.Paulo – 07.09.2010, basedo em dados fornecidos por Evangelina Vormittag e Paulo Saldiva.

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br