Rugas. Afaste estes sinais do tempo

rugasNenhum cosmético, natural ou industrializado, opera o milagre de remover rugas, que são reflexo da passagem do tempo, das dificuldades, preocupações, apreensões e, obviamente, da forma como nosso rosto, pescoço, colo e mãos reagem a estes fatores.

Não se removem rugas, mas evita-se seu surgimento por meio de amaciamento da pele, da forma como deixamos de reagir aos estímulos externos (risos exagerados, contrações muito marcantes). Eis algumas dicas:

Fórmulas umectantes

MAIONESE SIMPLES: 1 ovo e 140 ml de azeite de oliva.

Prepare como faria uma maionese caseira, não adicione mais nada. Aplique uma vez por dia em todas as áreas que quiser amaciar e umedecer. Deixe 10 minutos e então remova com água morna.

SUCO DE MAÇÃ: 1 maçã picada.

Coloque a maçã no liquidificador, junte um pouco de água e bata. A maça contém pectina, que opera maravilhas na pele. Tem-se com ela um tônico umectante simples e eficaz.

MAÇÃ COM MEL: 1 maçã picada, mel e nata de leite a gosto.

Junte os ingredientes em proporções tais, que dêem consistência ao produto final, pois se ficar muito mole o preparado escorrerá pelo rosto e pescoço. Cozinhe a maçã e adicione-lhe o mel e a nata, que tem propriedades amaciantes. Lave o rosto, aplique a máscara e remova após 20 minutos.

ABACATE COM LEITE: É só esmagar o abacate e juntar-lhe leite na proporção que lhe dê a necessária densidade. Aplique sobre a pele bem limpa, friccione um pouco e só retire, lavando com água morna, daí a 20 minutos.

DAMASCO COM MEL: 4 damascos secos, 1 colher (chá) de mel, algumas gotas de vinagre de maçã e leite a gosto.

Depois de cozinhar os damascos num pouquinho de água para amaciarem bem, esmague-os e misture-os com o mel e o vinagre. Adote à proporção que dê consistência. Aplique no rosto e pescoço e aguarde 30 minutos para a remoção, lavando com água morna.

Máscaras anti-rugas

AVEIA COM OVO: 1 colher de aveia, 1 ovo e um pouco de água ou leite.

Bata o ovo até ficar espumante. À parte, misture a aveia com água ou leite, obtendo uma pasta espessa. Junte a pasta ao ovo batido e adicione água ou leite para obter o ponto consistente necessário. Espalhe este mingau sobre os pontos da pele onde as rugas começam a manifestar-se. Descontraia-se e aguarde 15 minutos. Lave bem com água morna.

MEL COM LEITE: 2 colheres de chá de mel e ½ xícara de leite.

Adicione o mel ao leite quente e misture bem. Embeba um pedaço de algodão nesta mistura e aplique uma camada espessa nas rugas. Descontraia-se, aguarde 30 minutos e então remova bem com água morna.

Dicas do Victor da Ecovilas

Uma das formas de diminuir as rugas ou retardá-las é lavando o rosto com água gelada que hidrata a pele, ou fazer máscaras com algas marinhas…
Existem algumas técnicas com massagem, acupuntura e ginásticas faciais que amenizam ou fazem subir as rugas.

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br