Tinturas

tinturaTINTURA DE ALECRIM

Anticéptico, bom para gases intestinais, lavar feridas, cortes, problemas do coração, não só o coração físico, mas o emocional, então para os decepcionados no amor podem recuperar-se rapidamente. Também é bom para depressão. Usa-se ainda para tosse.

TINTURA DE MARACUJA

Deixar em maceração durante 60 dias.Usar 20 gotas em meio copo d’água com mel, 3 vezes ao dia, se for para menopausa, nervosismo, febre e dor de cabeça. . Para insônia pode tomar dose dupla ao deitar-se.

TINTURA DE ANGICO

Cortar a entrecasca em tamanhos bem pequenos, colocar no álcool durante 20 dias
Usar 25 gotas ou uma colher de chá em um copo com mais ou menos 3 dedos de água. Se adoçar, faça com açúcar mascavo ou mel de boa qualidade.Pode ser ainda com melado de cana ou rapadura ralada. Recomendado para hemorragia (faz a compressa com água fria e coloca no ferimento), tosse, diarréia, fortificante e hemorróidas.

TINTURA DE HORTELÃ

Pode ser o hortelã graúdo ou miúdo, fazer a tintura, deixando no álcool absoluto por 20 dias, coar. Serve para mau hálito, infecção da boca, dor de garganta, má digestão; e vermífugo.
Para gargarejos usa-se 1 colher de sopa em um copo de água morna.
Se ingerir, usar 1 colher de chá em 1/4 de um copo d’água.

TINTURA DE ROSA VERMELHA

Deixar em maceração no álcool absoluto por 28 dias.
Pode ser usado na pele após o banho, é tônico e evita a flacidez.
Bochechar e gargarejar para afta e garganta.
Muito bom para banho de assento em caso de corrimento, neste caso usar água morna.

TINTURA DE TANGERINA

Excelente para usar como perfume não só do corpo como também de ambientes.
Coloca-se a casca da tangerina no álcool, filtrar e colocar 1 colher de sopa de limão galego (cor de rosa). Pode ser usado ainda para eliminar odores não só das axilas como também dos pés (chulé).

TINTURA DE CANELA, CRAVO E ERVA DOCE

Deixar em maceração no álcool absoluto por cerca de 20 dias; usar em gargarejos com água morna para rouquidão e dores de garganta; infecção da boca e mau hálito, Bochechar com água.
Para cólicas e como calmante, usar uma colher de chá em três dedos de água , Tomar 3 a 4 vezes ao dia
É bastante energético, tem pessoas que se sentem mais eletrizadas durante o dia, mas neste caso é bom evitar usar depois das 16 horas.

TINTURA DE ALHO

O alho é um antibiótico natural. Pega-se uma a duas cabeças de alho, tritura e coloca no álcool. . Deixa descansar durante 10 dias, depois filtra e acrescenta um copo de água destilada. A seguir distribuir em frascos, se possível em conta gotas.
Para crianças, usar uma gota para cada ano de idade. Exemplo: uma criança com 5 anos, tomará 5 gotas. Para adultos, usar 25 gotas, não importa a idade , Diluir em água

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br