URTIGA COMO BANHO, URTIGA PARA COMER

Existe um banho local muito eficaz na fitoterapia que é feito com a urtiga, que tem o nome científico Urtica Ureis.

Urtiga é uma trepadeira, com folhas levemente peludas, que produz um suco cáustico (bem característico na sua picada que causa irritação) cuja ação derivativa é eficaz contra congestões internas, dores reumáticas, artrites, artroses, paralisia geral ou local.

urtigaNa verdade a urtiga serve para inúmeros problemas de saúde, pois limpa o sangue e estimula a circulação. Ora, se esta é a base para que as toxinas sejam expulsas do organismo, a urtiga é um grande remédio para todas as doenças, menos as relacionadas com a pele, só pelo fato de não se dever irritar o que já está sensível.

Para aplicação, antes de começar, pegue uma bacia com água bem gelada e uma toalha de rosto e deixe ao lado.

Também prepare uma roupa de frio, meias e se preferir cobertores.

Depois é só distribuir pequenas pancadas com as folhas sobre a pele, começando pelo pé direito e subindo até o pescoço, numa organização tal que a urtiga possa ter tocado todo o corpo, dos ombros até a sola dos pés. Isto tem que ser feito rápido e logo após friccionar toda a área do corpo, na mesma ordem, com uma toalha embebida na água gelada para evitar o ardor depois da urticária. Logo após, aqueça bem o corpo com roupas de frio, meias e até cobertores, para sentir o corpo bem aquecido.

Este banho de urtiga pode ser feito várias vezes ao dia, principalmente se tratar de doenças mais sérias como pneumonia, câncer, esclerose múltipla, fibromialgia, etc., para uma purificação maior.

Caso não queira fazer um banho completo, a urtiga pode ser aplicada ainda em locais específicos, para tirar dores ou paralisias. Aconselho, porém, que faça completo, assim ganha-se tempo e é mais eficaz.

A ingestão destas folhas de urtiga, que podem ser cozinhadas, ingeridas em sucos ou em saladas cruas é excelente para a purificação do sangue, dissolvendo mucosidades do peito, pulmão, problemas de ordem ginecológico, ainda servindo para limpar o estômago.

As pessoas se assustam com este banho porque acham que este vai queimar a pele, sentem-se violentadas, mas quando as folhas são encostadas na pele a queimação, embora rápida, não é imediata; dá tempo de esfregar a água gelada no corpo todo se a pessoa fizer rapidamente e é a água gelada que tira o ardor da urtiga.

Veja o que acontece:

Quando a urtiga toca a pele, esta recebe seu suco cáustico que queima, provoca dilatação dos vasos, abrindo os poros e entrando por eles. Quando se esfrega a água gelada, a reação de queima é eliminada externamente, pois a água vai fazer uma constrição vascular, fechando os poros. Uma vez dentro do corpo esta substância cáustica vai limpar o sangue, fazendo-o ferver e quando se aquece o corpo por último, novamente se faz uma dilatação vascular, eliminando as toxinas do corpo.

Quando for pegar a urtiga, pegue-a pelo caule ou coloque uma luva de proteção nas mãos, mas é interessante observar que a urtiga queima a pele, mas não se for esfregada a água gelada em seguida. Também observe que a urtiga queima a pele, mas não as palmas das mãos nem a parte interna da boca, por isso é possível mastigar a urtiga sem nenhum desconforto.

Tome banho de urtiga e tenha SAÚDE INDEPENDENTE!

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br