YOGA PARA OS OLHOS

Algumas pessoas têm nos procurado para perguntar por que o treinamento visual está sendo chamado: Yoga para os olhos.

Querem saber se é um equívoco ou se há algum sentido e espero pode esclarecer.

O grande idealizador do treinamento visual foi o oftalmologista americano Dr. W. Bates e este não o denominou Yoga para os Olhos, mas simplesmente exercícios visuais para melhorar a visão.

O Dr. Bates viveu no inicio do século passado quando a yoga não estava bem difundida e atualmente esta tem sido bastante divulgada e é acatada pela sociedade mundial.

Como os exercícios visuais assemelham-se à yoga, já que devem ser feitos em “câmera lenta”, harmonizado com a respiração e concentração e ainda tendo resultadados imediatos como no treinamento visual, algumas pessoas entenderam que poderia chamar de Yoga para os olhos.

Exercícios visuais ou Yoga para os olhos, o importante é colocar em prática, ver os resultados e indicar aos amigos que necessitam do método tão simples e eficaz.

Agora você já sabe porque é chamado: Yoga para os olhos, mas é importante ficar claro que foi o Dr.Bates quem descobriu e desenvolveu os exercícios, embora nós servidores dos seus ensinamentos, que fomos beneficiados por precisar praticar para melhorar a visão e abandonar a “muleta” chamada óculos, devemos ser gratos e reconhecer os méritos do grande mestre Willan Bates respeitando-o, inclusive o reconhecendo como o inventor, embora seja inevitável dizer que, nós praticantes temos nossos méritos quando desenvolvemos nossos próprios exeercícios e a maneira de fazer,  devido às dificuldades durante a prática. É quando percebermos aonde poderíamos melhorar e adaptar à correria do dia a dia.

Quanto aos óculos terapeuticos, isto é, os óculos reticulados, já não vejo sentido em serem chamados: Yoga para os Olhos e estes não foram criados pelo Bates e sim pelo físico mexicano Miguel S. Muñoz, premiado na 5a. Exposição Mundial de Invenção em Nova York (1981).

Certamente o dr. Bates teria suas restrições principalmente depois que passaram a denominá-los como  “os óculos milagrosos’’ com a afirmação que cura várias doenças oculares. Até que me provem o contrário, tenho como inverdade.

Os óculos terapeuticos não curam patologias, ao contrário, as pessoas que as têm, em geral não se adaptam aos óculos por uma razão cientifica e as ametropias como astigmatismo, miopia, hipermetropia, presbiopia, não são patologias.

Mas claro que os óculos terapeuticos têm uma grande função na recuperação e conservação da visão, como explico no meu livro: Cuide de seus olhos e o texto está disponibilizado no meu site: www.saudeintegral.com , com o nome de : Conheça os Óculos Terapeuticos.

Pode adquirir os óculos e o livro: cuide de seus olhos, através da nossa loja: www.lojasaudeintegral.com.br,  que tem o respaldo do meu aprendizado universitário em Ótica e Optometria.

Boa sorte amigos, pedindo desculpas por não tem condições de responder a todas as solicitações, mas uma boa parte está sendo respondida.

Suzete Barreto é naturopata, iridóloga, escritora e instrutora dos exercícios visuais para melhorar a visão.

e-mail: suzete@saudeintegral.com

www.saudeintegral.com